Manaus, 13 de maio de 2024
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O dindin da vovó

O dindin da vovó

Foto: arquivo pessoal

Divulgar seu negócio no “boca-a-boca” ainda é a melhor opção. Mesmo com novos canais digitais, onde o empreendedor lança seu produto ou serviço nas plataformas das redes sociais, e divulga no que chamo de “dedo-a-dedo”, usando-os para compartilhar as publicações. Fazer uma divulgação no meio digital é sem dúvida uma obrigação, tendo em vista que vivemos no mundo globalizado. Contudo, fazer seu marketing através do que o cliente fala positivamente sobre seu negócio, não tem preço.

Quando ainda era adolescente perguntei à minha avó: “vamos vender dindin para ter uma renda extra?” Ela ficou um pouco receosa, mas topou, afinal com salário mínimo de pensionista, ter uma nova renda para as despesas e também suprir necessidades, seria uma boa opção. Para colocar em prática a ideia de vender dindin, fiz uma rápida pesquisa de mercado, de concorrentes, de preço e clientes. Percebam que sem mesmo conhecer, aquilo era uma análise do Plano de Negócios do Dindin da Vovó.

Eu verifiquei que ali no nosso bairro, não tinha ninguém que vendesse dindin, portanto, tinha muita demanda. Então, como no quintal de casa tínhamos uma variedade de árvores frutíferas, nosso custo com a fabricação do dindin seria menor, afinal nosso fornecedor seria nosso próprio quintal. Para produzir dindin precisaríamos de: água mineral, açúcar, fruta, e em alguns dindins leite em pó, chocolate e leite condensado. Era básico, mas delicioso. Fizemos uma placa de “VENDE-SE DINDIN DE FRUTAS” e colocamos pendurada na portão, não demorou muito para os clientes irem comprar o Dindin da Vovó.

Para divulgar o negócio comecei a divulgação na escola, no campo de futebol, nas brincadeiras de rua e nas visitas aos amigos. O “Boca-a-Boca” foi fundamental para o nosso negócio, mas a qualidade e o preço fizeram com que a venda de dindins fosse um sucesso. Tanto que tivemos que aumentar a nossa linha de produção, onde se produzia em dois dias, passamos para quatro na semana.

Quando você pensa em fazer seu negócio crescer, deve-se levar em consideração que os três pilares, que chamo de “Tripé do Sucesso”, sejam lembrados de imediato pelo cliente:

1- QUALIDADE;

2- ATENDIMENTO;

3- PREÇO.

Esse tripé será propagado pelos seus clientes e logo você terá notoriedade, no seu serviço ou produto.

Tanto faz ser o negócio de venda de dindin ou de carros, sempre lembre-se de aplicar o Tripé do Sucesso, pois o cliente é sempre seu melhor divulgador. Nunca deixe de investir em atendimento e qualidade do seu serviço ou produto, pois o que mais o cliente preza é por isso, e assim faz o marketing do boca-a-boca de graça e ainda volta. Foi com esse “Tripé do Sucesso” que o Dindin da Vovó deu certo.