Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

‘O governo Bolsonaro tem data para acabar’, dispara Omar Aziz

O senador compartilhou uma reportagem em que afirma que, pela primeira vez em 28 anos, o salário mínimo no Brasil perdeu o valor

‘O governo Bolsonaro tem data para acabar’, dispara Omar Aziz

Foto: Reprodução

Manaus – O senador Omar Aziz (PSD) usou as redes sociais, nesta segunda-feira (8), para criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL), ao compartilhar uma reportagem em que apontou que o chefe da República será o primeiro presidente, desde 1994, a terminar o mandato com um salário mínimo com menor poder de compra do que quando assumiu a presidência.

A informação é da corretora Tullet Prebon Brasil, que consta no primeiro relatório semanal de maio. Os dados mostram que nesse período de 28 anos, nenhum ex-presidente entregou um salário mínimo mais desvalorizado, mesmo no primeiro ou no segundo mandato.

Leia mais: ‘Todos nós estamos no mesmo barco’, avisa Bolsonaro sobre preço dos combustíveis

“A semana começa com a realidade sendo retratada nos principais jornais do Brasil. Pela primeira vez em 28 anos, o salário mínimo perde valor no País. Muitos nem eram nascidos quando esta realidade atormentava os brasileiros”, escreveu o senador.

Foto: Reprodução

Ainda na publicação, o senador afirmou que o governo do presidente Bolsonaro tem data para acabar, e essa decisão será tomada pelos eleitores.

Leia mais: Vereador Mitoso fornece uniforme e aplaude David Almeida em Barcelona: ‘esse é o nosso prefeito’

“Hoje a desvalorização do nosso dinheiro já é vista nos bolsos das famílias que vão ao supermercado e cada vez mais são obrigadas a levar menos compras. O Governo Bolsonaro tem data para acabar. O brasileiro vai ter a oportunidade de se manifestar se quer mais quatro anos desta situação ou se quer mudar”, disse.

Relatório

Segundo os cálculos da corretora, a perda no salário mínimo será de 1,7%, isso se a inflação não subir ainda mais do que o previsto no boletim Focus, do Banco Central.

As previsões vêm sendo revisadas para cima há 16 semanas e, descontada a inflação, o salário cairá de R$ 1.213,84 para R$ 1.193,37, entre dezembro de 2018 e dezembro de 2022.

“Da ótica das contas fiscais da União, a perda retratada em nossa simulação para o mínimo estende-se, em realidade, a todos os benefícios e pagamentos corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) — toda a folha da previdência, abono, Loas (Benefício de Prestação Continuada para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda)”, diz o relatório da Tullet Prebon Brasil.