
(Foto: Mateus André/Freepik)
Manaus (AM) – O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, se reuniu nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), Marcellus Campelo, para discutir a construção de uma nova unidade prisional no município de Humaitá, no Sul do Amazonas. A previsão é de que o processo licitatório para a obra seja iniciado já em março.
Durante a reunião, Campelo destacou que a maquete eletrônica da unidade será apresentada ainda neste mês de fevereiro. “Voltaremos com o corregedor-geral para discutir o projeto, trocar informações e colher sugestões de melhorias, visando iniciar a licitação até o final de março”, explicou o secretário.
Humaitá, considerado um município polo na região sul do estado, será o local da nova unidade prisional, que não atenderá apenas à demanda local, mas também aos municípios vizinhos. A construção visa aliviar a superlotação nas delegacias do interior do Amazonas, um problema recorrente nas unidades policiais da região.
A reunião de hoje faz parte de uma série de esforços da Corregedoria-Geral de Justiça para aprimorar o sistema prisional no estado. Esta semana, o corregedor também se reuniu com o secretário de Administração Penitenciária (Seap), coronel Paulo César Gomes de Oliveira Júnior, para discutir medidas que melhorem as condições do setor.
Campelo ressaltou a importância estratégica da obra. “Humaitá é um município polo do Sul do Amazonas, a construção do complexo penitenciário será essencial para atender a essa demanda, além de ajudar na absorção da superlotação nas delegacias do interior”, afirmou.
LEIA MAIS:
- Penitenciárias federais: por que foram criadas e como funcionam?
- Seap divulga fotos dos detentos que fugiram do CDPM em Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.