Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Política

Omar Aziz afirma que governo federal usou Manaus como cobaia

Segundo o presidente da CPI da Covid, a secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, incentivou o uso de cloroquina no Amazonas

Omar Aziz afirma que governo federal usou Manaus como cobaia

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

BRASÍLIA, DF – Durante o depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à CPI da Covid, nesta quarta-feira (19), o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD), afirmou que Manaus foi feita de “cobaia” pelo governo federal. Segundo Aziz, a secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, incentivou o uso de medicamentos sem comprovação médica em pacientes com covid-19.

“Ela estava dia 4 de janeiro em Manaus, em uma coletiva lá do governador, ela fala do tratamento precoce, inclusive, ela fala umas coisas que não é bem assim. Eles usaram Manaus pra [sic]  fazer de cobaia, isso é crime contra um estado”, afirmou.

Leia também: Omar se irrita com senador e suspende CPI: ‘larga de ser mentiroso’

A declaração foi dada após o relator da CPI, senador Renan Calheiros, questionar Pazuello sobre quem determinou o desenvolvimento do aplicativo TratCov – plataforma que indicava o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes com covid-19. Pazuello, então, respondeu que a sugestão foi dada pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a médica Mayra Pinheiro.

Em seguida, Omar relembrou a visita da secretária à capital amazonense. “Dia 4 de janeiro tem um vídeo da Mayra ao lado do governador do Estado e ela falava lá sobre o tratamento precoce, e o grande problema do Estado do Amazonas aconteceu uma semana depois”, acrescentou.

Saiba mais: Pazuello foi avisado sobre crise de oxigênio em Manaus em 10 de janeiro