Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Omar Aziz supera Menezes e é reeleito senador pelo Amazonas

Omar superou o candidato indicado pelo presidente Bolsonaro ao Senado pelo Amazonas, Coronel Menezes

Omar Aziz supera Menezes e é reeleito senador pelo Amazonas

Foto: Divulgação/Montagem

MANAUS – Desde as primeiras horas de apuração dos votos no primeiro turno das Eleições Gerais deste domingo (2), Manaus, o maior colégio eleitoral do Estado, já consolidava a vitória do bolsonarista Coronel Menezes (PL). Única cidade em que liderou a disputa, Menezes obteve 51,77% dos votos, contra 23,93% de Omar Aziz (PSD). A diferença entre eles na capital foi de 292.569 votos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a apuração final das urnas deste domingo (2), confirmou, porém, a reeleição do senador Omar Aziz (PSD) para seu segundo mandato com 41,42% – 783.939 votos, com uma virada em questão de alguns minutos do Coronel Menezes (PL), com 38,98% – 737.799 votos.

Leia mais: Omar Aziz se diz confiante sobre reeleição no Senado: ‘a vontade de Deus’

Aziz concorreu pela coligação Em Defesa da Vida, tendo apoio do PT, MDB, PCdoB e PV.

A distribuição de votos do eleitorado amazonense aos candidatos ao Senado indicou proximidade com as pesquisas que vinham sendo divulgadas antes de acontecer o primeiro turno. O senador reeleito Omar Aziz (PSD) conquistou menos votos na capital do Estado, porém conseguiu mais votos que Menezes e seus adversários em 59 municípios.

O candidato do PSD levou a vitória nos cinco maiores colégios eleitorais do estado: Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Parintins e Tefé.

Leia mais: Omar Aziz dispara 13 pontos à frente do 2º colocado na disputa pelo Senado, aponta pesquisa

Na 3ª posição geral da disputa pelo Senado, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), não foi líder de votos em nenhum dos municípios.

Omar já exerceu o cargo de vereador, deputado estadual, vice-prefeito de Manaus e vice-governador do Amazonas. Em 2010 elegeu-se governador. Quatro anos depois, elegeu-se senador.