Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Omar e Randolfe entregam relatório da CPI da Covid ao MPF

O relatório também deve ser entregue aos procuradores do Ministério Público do Amazonas (MP-AM)

Omar e Randolfe entregam relatório da CPI da Covid ao MPF

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entregaram, na manhã desta segunda-feira (22), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ao Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas.

Nas redes sociais, o presidente da CPI, Omar Aziz, destacou os erros cometidos pelo Brasil no combate a pandemia de covid-19.

“Todos nós temos uma cultura de vacina. O brasileiro nunca foi contra a vacina. Os grandes erros que o país cometeu foi não fazer as barreiras sanitárias logo no início, em seguida foi propagar medicação sem comprovação científica e negar a eficácia, bem como não querer comprar a vacina. Manaus foi uma das primeiras cidades a contrair o vírus devido à falta de barreiras sanitárias”, escreveu.

Leia mais: Comissão da CPI da Covid cobra providências do MP e MPF

O relatório final, produzido por Renan Calheiros (MDB), traz em suas mais de mil páginas as denúncias apuradas nos seis meses de CPI, incluindo o suposto esquema de adulteração de prontuários de pacientes e a subnotificação de casos de Covid-19 às autoridades sanitárias pela operadora Prevent Senior.

“Hoje pela manhã estivemos no Ministério Público Federal do Amazonas, onde entregamos o relatório em mãos para o procurador-chefe, Thiago Pinheiro Corrêa, para a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Michele Corbi, e para o coordenador do Gaeco, Henrique Valadão. Queremos agradecer por terem nos recebido. Estamos à disposição no Senado Federal. A nossa posição de respeitar as instituições é muito clara e o que pudermos contribuir podem contar conosco”, disse Omar.

Na ocasião, os procuradores da República apresentaram aos senadores um balanço da atuação do MPF no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Amazonas, com as principais ações adotadas e os resultados alcançados na defesa dos direitos do cidadão e do patrimônio público desde março de 2020.

O relatório também deve ser entregue aos procuradores do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.