Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Política

Para conquistar eleitores, 26 candidatos adotam sobrenome Bolsonaro na urna

Além dos novos 'Bolsonaros', 10 candidatos se registraram na Justiça Eleitoral com o nome Lula, mesmo sem parentesco formal

Para conquistar eleitores, 26 candidatos adotam sobrenome Bolsonaro na urna

Foto: Alan Santos/PR

Na tentativa de atrair eleitores, tem candidato apelando e usando sobrenomes de candidatos a cargos eletivos em diversos Estados, tudo isso para pegar carona na fama dos presidenciáveis que lideram as pesquisas de intenção de voto.

Ao menos 26 pessoas abandonaram suas identificações por parentesco para tentar surfar na popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL), e outras 10 se cadastraram na Justiça Eleitoral adicionando Lula a seus nomes.

Leia mais: Eleições 2022: Wilson Lima registra candidatura ao Governo do AM

Os concorrentes que estão usando essa estratégia usando o nome Bolsonaro são do PL, partido do presidente, do PRTB, PTB, PSD, PP, Republicanos. Há um postulante, no entanto, que usará a alcunha com objetivo contrário dos demais. Christopher Borges Veleda, do PSol, fará oposição aparecendo nas urnas como: Chris Col Bolsonaro Nunca Mais.

Os demais apresentam-se dessa maneira também como forma de apoio ao presidente. A metade, 13 dos 26, disputará uma vaga de deputado estadual. Outros 11 se registraram no TSE pra concorrer à Câmara dos Deputados. Dois querem ser eleitos para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Fabiana de Lima Barroso (PL) será Fabiana Bolsonaro nas urnas. Welesson Oliveira inscreveu-se no TSE como Welesson Bolsonaro. Genilvado Araujo (PL) será Capitão Bolsonaro. Daniel Jorge (PRTB), Jorgito Bolsonaro. Eloir Dedonati (PL) se intitula Padre de Bolsonaro. Zenaide Bielawsky é Zenaide do Bolsonaro.

Esses não são do círculo do presidente. Entre os conhecidos e aliados de Jair Bolsonaro estão Hélio Fernando Barbosa Lopes (PL-RJ), candidato a deputado federal, o Hélio Negão. Fabiano Guimarães da Rocha (Republicanos- DF), o Fabiano Intérprete do Bolsonaro, e Max Guilherme Machado de Moura (PL-RJ), o Max Bolsonaro, ex-assessor especial do presidente, também aparecem na lista da Justiça Eleitoral

Veja quem adotou o sobrenome Bolsonaro no registro do TSE:

Além dos 26, estão registrados no TSE com o sobrenome, por óbvio, Jair Bolsonaro para presidente e o filho Eduardo Bolsonaro para deputado. Uma parente distante também com o sobrenome de família deseja obter o registro para concorrer: Valéria Bolsonaro é casada com um primo em segundo grau do presidente e adquiriu o sobrenome pelo casamento.
No Distrito Federal, Leonardo Rodrigues de Jesus, primo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, entrou com pedido de registro de candidatura a deputado distrital no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) como Léo Índio Bolsonaro.

Também no TRE-DF disputa a candidata Kelly Cristina Pereira dos Santos, a Kelly Bolsonaro (Republicanos), que chegou a assumir o mandato de deputada distrital em 2019. Ela entrou na vaga do parlamentar Daniel Donizet, que, na ocasião, deixou o cargo para assumir a Administração Regional do Gama. No entanto, saiu um mês depois com a volta do parlamentar.

Sobrenome Lula

Em 2018, para protestar contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma série de deputados, senadores, pessoas públicas e apoiadores decidiram adotar o sobrenome Lula. Na Câmara dos Deputados, alguns parlamentares chegaram a mudar seus nomes no painel.

Passados quatro anos e com as condenações que sofreu anuladas, Lula volta a concorrer à Presidência da República. Assim como os apoiadores de Bolsonaro, os que desejam surfar nos votos do petista ou manifestar apoio trocaram sua identificação nas urnas e adotaram o nome do petista

Pela lista de registros na Justiça Eleitoral, até o momento, 10 pessoas se identificam como Lula, além do ex-presidente. Entre as 10, há ainda quem tenha o nome ‘Luiz’, normalmente apelidado por ‘Lula’.

(*) Com informações do Metrópoles