Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cenário

Para tentar ser prefeito, Roberto Cidade quer criar mais auxílios

Cidade prometeu criar um auxílio municipal permanente para beneficiar 50 mil pessoas, já que o “Auxílio Manauara” não existe mais.

Para tentar ser prefeito, Roberto Cidade quer criar mais auxílios

(Foto: Herick Pereira / Aleam)

Manaus (AM) – Ao longo desta quinta-feira (13), o pré-candidato a prefeito de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (UB), afirmou mais uma vez que, caso seja eleito, a solução para “uma Manaus melhor” é implantar um novo auxílio municipal para a população.

Durante entrevistas a três veículos de comunicação no mesmo dia, Cidade criticou o atual prefeito, David Almeida (Avante), acusando-o de “não ter compromisso com a população”. Cidade prometeu criar um auxílio municipal permanente para beneficiar 50 mil pessoas, já que o “Auxílio Manauara” não existe mais.

“O meu primeiro compromisso com Manaus é criar, no dia 1° de janeiro de 2025, o auxílio municipal permanente. É muito triste ver que a Prefeitura não dá sua contribuição social às pessoas que passam fome […] há recursos, há dinheiro para isso; basta economizar em tinta e pintura, e resolvemos o problema”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O “Auxílio Manauara” foi criado no início da gestão do prefeito (2020) para atender cerca de 40 mil famílias de baixa renda durante a pandemia de Covid-19. Almeida justificou que o auxílio era emergencial e que a responsabilidade de programas sociais permanentes é do governo estadual e federal e, por isso, não deu continuidade.

“O auxílio foi emergencial, não existe auxílio permanente, o auxílio permanente é do Estado e do governo federal. A prefeitura ofereceu o auxílio manauara, o mais longevo das prefeituras do Brasil, e estamos na nona parcela, devendo ir até março”, disse Almeida ao Portal AM1.

Guarda Municipal

Roberto Cidade, que há dias vem batendo na mesma tecla sobre armar 100% a Guarda Municipal, voltou a falar do assunto como uma de suas prioridades. O político, amigo do governador Wilson Lima (UB), confia tanto no mandatário que já conta com a sua ajuda para firmar uma parceria com o governo estadual para que a concretização dessa promessa saia do papel.

No entanto, sindicalistas da segurança pública estadual estão insatisfeitos com Roberto Cidade, alegando que ele foi omisso aos protestos da categoria por reajustes salariais. Segundo os sindicalistas, Cidade nunca se dispôs a conversar com a classe durante suas manifestações em frente à Aleam e à sede do Governo do Amazonas. Para os policiais civis e militares, as promessas de Cidade são apenas “falácias”.

Outra promessa de Cidade, que parece difícil de ser cumprida, é a criação de 12 prontos-socorros para atendimento 24 horas na capital. “Nós vamos criar 12 UPAs, funcionando 24 horas por Manaus, com médicos, enfermeiros e medicamentos”, afirmou o pré-candidato.

Cidade também foi questionado sobre uma possível aliança com o Partido Liberal (PL) para que o deputado federal Capitão Alberto Neto seja seu vice-prefeito. No entanto, ele afirmou estar aberto a “conversar” com qualquer interessado em integrar sua chapa, sem mencionar especificamente o parlamentar da bancada federal amazonense.

A pergunta surgiu em meio a rumores de que o União Brasil e o Partido Liberal estão negociando para que Roberto Cidade e Alberto Neto formem uma dupla neste pleito, mas até o momento, ambos negam tais afirmações.

 

LEIA MAIS: