Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

‘Parece que foi um efeito dominó’, diz sobrevivente do desabamento na BR-319

Sobrevivente da tragédia relatou o que viu minutos antes da ponte desabar

‘Parece que foi um efeito dominó’, diz sobrevivente do desabamento na BR-319

(Foto: Portal AM1)

CAREIRO DA VÁRZEA, AM – A tragédia do desabamento de uma ponte da BR-319 deixou amazonenses apreensivos por respostas, nesta quarta-feira (28). Em conversa com o Portal AM1, um sobrevivente da tragédia esperava no Porto da Ceasa, zona leste de Manaus, por notícias dos amigos que estavam atravessando a ponte no momento do desastre.

‘’Foi muito triste. A ponte já estava defasada e os carros ainda ficaram em cima da ponte, em protesto. Caminhão, carreta, caminhão-baú’’, contou o homem, que preferiu não se identificar.

(Foto: Reprodução)

O sobrevivente, que não quis se identificar, classificou o momento em que percebeu que a ponte estava caindo como “efeito dominó”. ‘’Eu senti um tremor e vi o tremor, dei 20 passos. Quando eu dei 20 passos, a ponte já tinha caído, parece que foi um efeito dominó’’, disse.

Leia mais: Acidente na BR-319 deixa ao menos 18 mortos e vários feridos, informa polícia

Ele ainda destacou que é um sentimento de livramento por ter conseguido salvar a vida. No entanto, a expectativa é que os amigos que estavam em cima da ponte sejam encontrados com vida.

‘’Graças a Deus! Foi um livramento. A gente pede, agora, pela vida dos outros. Tenho amigos que estão desaparecidos e agora é esperar por notícias deles’’, contou.

Desabamento

Uma ponte desabou no quilômetro 25 da BR-319, na manhã desta quarta-feira (28). Segundo informações extraoficiais, pelo menos 18 pessoas morreram no acidente. No entanto, o governo estadual confirmou apenas três mortes e 14 feridos.

Em nota, o governo informou, ainda, que está à disposição do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), responsável pela construção, manutenção e fiscalização da BR-319, onde aconteceu o acidente, para dar fluidez à circulação de veículos na região.

Leia mais: Ponte desaba em trecho da BR-319; vítimas em veículos ficaram feridas

O governador Wilson Lima se solidarizou com as vítimas e determinou a instalação de um Comitê de Resposta Rápida para coordenar as ações de resgate. Foi disponibilizada toda a estrutura do Estado com equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) que estão no local, com mergulhadores e ambulâncias de suporte avançado.

O governo vai enviar balsas para fazer o deslocamento de carros no local, enquanto o governo federal trabalha na reconstrução da ponte.

O Instituto Médico Legal do Amazonas (IML) confirma a morte de três pessoas em decorrência do desabamento de uma ponte na BR-319. São duas vítimas do sexo masculino e uma do sexo feminino.

Pelo menos 12 veículos afundaram com o desabamento da ponte na rodovia federal. Há relatos de pessoas submersas, por isso, equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros estão no local. Mas ainda não houve localização das supostas vítimas.

O Governo do Estado do Amazonas salientou que o atendimento às vítimas e a busca de possíveis desaparecidos estão em curso e, por enquanto, não há mais informações confirmadas.