Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Partido expulsa deputado que apalpou seios de colega

Deputado Fernando Cury apalpou seios de Isa Penna (PSOL) durante sessão da Alesp em dezembro de 2020; mesmo assim, ele segue no mandato

Partido expulsa deputado que apalpou seios de colega

Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP – O Cidadania expulsou o deputado estadual Fernando Cury (SP), na noite desta segunda-feira (22). A decisão é da Executiva Estadual do partido, seguindo uma recomendação do Conselho de Ética da legenda. Cury é acusado de ter apalpado os seios da deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) em uma das últimas sessões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 2020.

O caso teria acontecido em 21 de dezembro de 2020. Na ocasião, o parlamentar colocou as mãos nos seios de Isa Penna, que não pôde impedir por estar de costas para ele. Toda a ação de Cury foi flagrada pelas câmeras do circuito interno da Alesp. Fernando Cury chegou a ser punido pela Casa com a suspensão de suas atividades parlamentares por 180 dias.

A decisão do partido foi tomada com ampla vantagem, mas um consenso só foi formado quase 10 meses depois da divulgação do parecer, em 10 de janeiro de 2021. No entanto, somente nesta noite, o Conselho de Ética deliberou pela expulsão. O parecer, assinado por Alisson Luiz Micoski, titular do Conselho de Ética, foi aprovado com 27 votos a favor e três contra.

Leia mais: Mulher de deputado que apalpou Isa Penna diz que quem sofre assédio não ‘escancara’ e vira estrela

Mesmo com a sua expulsão do partido, Fernando Cury segue como deputado estadual de São Paulo. Ele ainda responde por um processo de importunação sexual apresentado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), e já é réu no processo, que aguarda as considerações da defesa.

Em sua defesa, o deputado alegou que se aproximou de Isa Penna em um “gesto de gentileza” que teria sido mal interpretado. Ele ainda chamou o toque nos seios dela de “abraço”.

(*) Com informações do UOL

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter