Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Política

Pazuello é investigado pelo STF por mortes em Manaus durante pandemia

Segundo a AGU, o então ministro da Saúde sabia da situação pois foi comunicado dez dias antes da tragédia iminente.

Pazuello é investigado pelo STF por mortes em Manaus durante pandemia

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Brasília (DF) – O ex-ministro da Saúde do Amazonas e deputado federal, Eduardo Pazuello (PL-RJ) vai ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelas mortes de 31 pessoas por falta de oxigênio em Manaus na pandemia da covid-19, em 2021.

A investigação do caso está sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, do STF, que já atua no inquérito contra Pazuello e o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da pandemia de covid-19.

A apuração do Ministério Público Federal (MPF) revelou que ao menos 31 pessoas morreram em consequência da falta de oxigênio nos hospitais de Manaus entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2021, época do colapso no sistema de saúde no Amazonas.

Segundo a Advocacia Geral da União (AGU), o então ministro da Saúde tinha conhecimento da situação pois foi comunicado dez dias antes do colapso em Manaus. Na ocasião, familiares de paciente acometidos da doença tiveram que comprar oxigênio para levar aos hospitais, que ficaram sem abastecimento do produto pelo governo federal.

Em janeiro de 2021, o então ministro do STF, Ricardo Lewandowski determinou a abertura de inquérito policial para investigar a eventual conduta criminosa do então ministro. A pandemia de covid-19 matou mais de 700 mil pessoas em todo o Brasil.

Eduardo Pazuello assumiu a pasta da Saúde como interino em maio de 2020, mas saiu em março de 2021 quando foi substituído pelo médico Marcelo Queiroga.

 

LEIAS MAIS: