Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Pela oitava vez, morador reclama do mesmo buraco na Redenção: ‘nenhuma resposta das autoridades’

Os moradores relataram que as autoridades não respondem às solicitações, e temem desabamento no local

Pela oitava vez, morador reclama do mesmo buraco na Redenção: ‘nenhuma resposta das autoridades’

Foto: Reprodução

Manaus, AM – Fora da lista de prioridades da Prefeitura de Manaus, moradores da rua Mantiqueira, esquina com a rua Cubatão, no bairro Redenção, zona centro-oeste da cidade, enfrentam problemas de infraestrutura, devido a uma obra de reparo em uma tubulação, iniciada pela prefeitura. Com a chuva que atingiu a cidade no fim de semana, a água acabou transbordando e alagou a rua e as casas dos moradores.

Em uma denúncia feita por meio das redes sociais, um morador do bairro relatou que não é a primeira vez que eles encaram o problema. Entre reparos de uma administração e outra, a cratera já se abriu pelo menos oito vezes. No último domingo (14), 30 minutos de chuva foram o suficiente para alagar toda a rua.

Leia mais: Vídeo: prefeitura deixa rua do Campos Sales com mais crateras que a Lua

Foto: Reprodução

Ainda segundo o morador, que não identificou, todos saíram no prejuízo, já que era impossível trafegar pela rua, e as casas ficaram quase que um metro e meio debaixo d’água. Alguns moradores acabaram perdendo os pertences por conta do alagamento; texto foi publicado na página Trânsito Manaus.

“É a oitava vez que essa cratera abre e, pra [sic] piorar, todas as vezes que chove forte, a água fica represada nesse ponto e inunda as casas de toda a vizinhança!!! Todo mundo no prejuízo!!! Ontem, às 12:30h, passamos o maior sufoco aqui, olha como ficou a garagem da minha casa, submersa. Enquanto a prefeitura não trocar a rede de drenagem, essa situação nunca vai ser resolvida. Até o momento, nenhuma resposta das autoridades pra [sic] essa situação, existem casas nesse ponto da rua que estão com risco de desabamento e vidas estão em jogo.”

Além disso, existem casas com perigo de desabamento, e com o alagamento da rua, o problema acaba se agravando. Ainda no relato, o denunciante destacou que os moradores não recebem respostas da Prefeitura de Manaus, e o problema segue a cada nova administração. “Prefeito e sua equipe só veio [sic] e deu uma olhada e foi embora. Nada feito, tá [sic] na mesma coisa; fora o sofrimento de uma parte da comunidade; além de ônibus que não passa nesse local. Já era ruim, agora ficou pior!”, escreveu um morador do bairro.

Leia mais: Cidade sem estrutura, Manaus sofre com fortes chuvas deste domingo

No fim de semana, o Portal Amazonas 1 mostrou o estado da rua Cubatão durante a forte chuva. A autônoma Alexandra da Accioly, de 39 anos, teve geladeira e outros eletrodomésticos perdidos após ter a casa, que é alugada, completamente inundada pela água.

“Perdi geladeira, micro-ondas, forno elétrico, que não funcionam mais. A água entrou em todos os cômodos da casa, até a cama onde meus filhos dormiram não serve mais. Nem sei como vai ficar a minha situação hoje, que nem tenho onde dormir” disse.

Na ocasião, os moradores do local, ligaram para as autoridades, que disseram que a ocorrência seria atendida em até 72 horas, prazo a ser concluído nesta terça-feira (16). A equipe de reportagem do Portal Amazonas 1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que afirmou que o problema já é de conhecimento do órgão, que já atua no local.

Leia mais: Amazonino Mendes reaparece em público e diz que a política no Brasil ‘deixa a desejar’

Segundo a Seminf, a situação que já tem estudo topográfico, foi avaliada pela engenharia, que constatou a existência de construções irregulares sobre a rede de drenagem profunda da prefeitura, ocasionando o rompimento da tubulação e consequentemente a erosão. 

A Defesa Civil Municipal foi acionada e  já esteve na área para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis, uma vez que, devido às construções irregulares na área, não há condições de acesso com a movimentação de máquinas e equipamentos mais pesados para atuar na rede de drenagem que está  a 13 metros do nível  da rua.

“Estamos acompanhando o trabalho da  Defesa Civil para, em conjunto, tratar das possíveis desapropriações. 
Todas as medidas para que a recuperação da área seja iniciada estão sendo tomadas para que não haja riscos para a população”, destacou a secretaria.

Mundo paralelo

Enquanto moradores de bairros de Manaus precisam lidar com situações como essas, o prefeito David Almeida prepara o maior Natal da história da cidade. Gastos desnecessários para decorar a capital já são uma marca registrada do prefeito, que, no início da gestão, resolveu colorir as calçadas e agora está iluminando ônibus e caminhões de lixo.

Leia mais: Rodrigo Guedes cobra David Almeida sobre quanto vai custar show de Luan Santana

A gestão que passou o ano reclamando da falta de verba arrumou dinheiro para futilidades. “Herdei dívidas da gestão anterior.”, afirmou Almeida. No entanto, esse fator é ignorado por ele, que continua colorindo a cidade com tintas e até iluminação LED em ônibus e caminhões de lixo.

Foto: Ruan Souza/ Semcom

Também é importante destacar que, enquanto David Almeida gasta dinheiro público sem peso na consciência, o prefeito pediu um empréstimo no Banco do Brasil de R$ 400 milhões, o que vai gerar dívidas para as administrações futuras. Para o banco, a prefeitura vai pagar o valor com juros, com prazo estimado para o pagamento de 10 anos. O dinheiro será usado em quê? Só David sabe.

Leia mais: De ônibus iluminado a show de Luan Santana: as futilidades da gestão David Almeida

Além do Natal e das calçadas coloridas, o prefeito prepara um grande show de virada de ano, tendo como atração principal o sertanejo Luan Santana, que cobra um dos cachês mais caros do Brasil.

O show financiado pela Prefeitura de Manaus também vai contar com outros artistas, além da estrutura a ser montada para receber o público. Vale lembrar que David Almeida se articulou para contratar mais de 100 shows pirotécnicos, parte utilizada na comemoração do aniversário de Manaus, e outra parte será usada na queima de fogos da virada de ano.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter