Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Cenário

Péricles, Wanderley e Thiago são os mais faltosos nos primeiros meses de 2024

Juntos, os três políticos se ausentaram 40 vezes do trabalho na Aleam. As informações estão disponíveis no site do Parlamento e foram consultadas pelo Portal AM1 nos dias 29 e 30 de abril.

Péricles, Wanderley e Thiago são os mais faltosos nos primeiros meses de 2024

(Fotos: Aleam)

Manaus (AM) – Os deputados estaduais Delegado Péricles (PL), Wanderley Monteiro (Avante) e Thiago Abrahim (União Brasil) são os parlamentares que mais faltaram sessões na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nos meses de fevereiro, março e abril deste ano.

Juntos, os três políticos se ausentaram 40 vezes do trabalho na Casa Legislativa. Péricles faltou a 16 sessões ordinárias; Wanderley se ausentou 13 vezes e Thiago não esteve em 11 reuniões ordinárias no período analisado pela reportagem.

As informações estão disponíveis no site do Parlamento Estadual, especificamente, no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e foram consultadas pelo Portal AM1 nos dias 29 e 30 de abril.

Os 24 representantes do povo amazonense já faltaram, em três meses de trabalho, 129 vezes. Essa quantidade não inclui as ausências das deputadas Joana Darc (União Brasil) e Mayra Dias (Avante), que estão de licença-maternidade.

Neste período, foram realizadas 34 sessões ordinárias, além de cinco ‘Ordens do Dia’, que são as reuniões em que os deputados estaduais votam projetos importantes para o Amazonas.

Todas as faltas dos deputados foram justificadas, ou seja, não serão descontadas nas remunerações dos parlamentares.

Apenas o deputado Sinésio Campos (PT) registrou uma ausência e não justificou a falta, segundo o SAPL. A falta foi registrada no dia 2 de abril.

Campeão do ranking

Delegado Péricles (deputado de segundo mandato) foi o que mais faltou sessões até o momento, segundo os dados do Portal da Aleam.

No primeiro mês de trabalho no Parlamento, o deputado faltou apenas a uma sessão, no dia 20 de fevereiro.

Em março, Péricles se ausentou do trabalho seis vezes. As faltas foram registradas nos dias 5, 6, 7, 20, 26 e 27.

No mês de abril, o político não esteve em nove sessões ordinárias, que foram nos dias 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25.

Péricles faltou a duas ‘Ordens do Dia’, uma no dia 6 de março e outra no dia 24 do mês passado.

Segundo lugar

Em segundo lugar, com o segundo maior número de faltas, vem Wanderley Monteiro. Ele totalizou 13 faltas de fevereiro a abril.

A primeira falta foi registrada no dia 8 de fevereiro; em seguida ele faltou no dia 28. Já em março, o deputado de primeiro mandato faltou nos dias 7, 26 e 27.

No mês passado, Wanderley não esteve no trabalho nos dias 2, 3, 4, 11, 16, 18, 29 e 30.

Terceira colocação

O deputado de primeiro mandato, Thiago Abrahim, é o terceiro com mais faltas no trimestre, com 11 ausências nas sessões ordinárias.

No mês de fevereiro, o político faltou três vezes, sendo nos dias 20, 21 e 29. Em março, faltou mais duas vezes, dias 12 e 26.

Em abril, o deputado bateu o recorde de ausência, totalizando seis dias sem comparecer ao trabalho. As faltas foram registradas nos dias 2, 3, 4, 9, 11 e 17.

Outros faltantes

O deputado João Luiz (Republicanos) ocupa o quarto lugar do ranking com oito faltas. João se ausentou uma vez em fevereiro, mais uma em março e, no último mês, faltou a seis reuniões na Aleam.

Cabo Maciel (PL); Adjuto Afonso (União Brasil); Cristiano D’ Angelo (MDB); Daniel Almeida (Avante); Débora Menezes (PL) e Mayara Pinheiro (Republicanos) aparecem na quinta posição com seis faltas cada um.

Logo depois, estão Dr. Gomes e Comandante Dan, ambos do Podemos, com quatro ausências em fevereiro, março e abril.

Na sétima colocação, com três faltas cada, aparecem os deputados: Abdala Fraxe (Avante); Carlinhos Bessa (PV); Felipe Souza (PRD); Sinésio Campos (PT); Dr. George Lins (União Brasil); Mário César (União Brasil) e Wilker Barreto (PMN).

Na última colocação como os menos faltosos nos primeiros três meses de trabalho na Casa Legislativa, em 2024, estão Alessandra Campêlo (Podemos) e Rozenha (PMB) com apenas duas ausências cada.

Outro lado

A reportagem do AM1 enviou uma solicitação para a assessoria de comunicação do campeão de faltas no período analisado, mas até o fechamento da matéria, não recebemos a resposta. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

 

Confira o relatório da presença dos parlamentares:

 

 

LEIA MAIS: