Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Brasil

Pesquisa: 29% dos brasileiros culpam governo Bolsonaro por alta no preço dos combustíveis

Outros 21% apontaram que o reajuste foi ocasionado por conta dos impostos estaduais estabelecidos por governadores

Pesquisa: 29% dos brasileiros culpam governo Bolsonaro por alta no preço dos combustíveis

Foto: Divulgação / PR

Brasília, DF – Em pesquisa de opinião realizada pela BTG/FSB e divulgada nesta segunda-feira (21), 29% dos brasileiros afirmou que o culpado pelo reajuste no preço dos combustíveis é o governo federal. Já para 22% dos entrevistados, a culpa é da política de preços da Petrobras.

Além disso, outros 21% apontaram que o reajuste foi ocasionado por conta dos impostos estaduais estabelecidos por governadores. Já para 18%, o aumento aconteceu devido a alta do preço do petróleo provocado pela guerra na Ucrânia.

Outros 5% dos entrevistados acreditam que o aumento dos combustíveis no Brasil aconteceu por todos os fatores listados na pesquisa, enquanto 1% afirmaram que não é por nenhum dos tópicos, e 4% não quiseram responder.

Leia mais: Bolsonaro diz que já escolheu vice e dá ‘dicas’ que levam a Braga Netto

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se movimentou para reduzir o preço dos combustíveis. Uma das medidas adotadas por ele foi sancionar a lei que unifica a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis em todo o Brasil.

A pesquisa divulgada foi realizada por telefone entre 18 e 20 de março. Foram entrevistados dois mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Registro da pesquisa no TSE: BR-09630/2022.