Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Política

Pesquisa aponta empate entre Lula e Bolsonaro no segundo turno

Em pesquisa, ex-presidente fica na frente de Bolsonaro por 2%. Já Bolsonaro vence todos os outros pré-candidatos com folga

Pesquisa aponta empate entre Lula e Bolsonaro no segundo turno

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Uma pesquisa da XP Investimentos divulgada nesta terça-feira (11) mostra empate entre o ex-presidente Lula (PT) em uma disputa com o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). No entanto, o petista dispara na frente, com 42% das intenções de voto. Já Bolsonaro, oscila entre os 38% e 40%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de maio deste ano. Além de Lula, a XP elencou como possíveis candidatos o ex-juiz Sérgio Moro e o apresentador Luciano Huck, além de João Doria, Guilherme Boulos e Ciro Gomes.

Segundo a XP Investimentos, o cenário ainda mostra uma grande polarização na política nacional. Em um possível cenário de primeiro turno, Lula e Bolsonaro ficam em 25 a 21, com o atual presidente à frente. Já no segundo turno, Bolsonaro fica atrás de Lula. Entretanto, os dois candidatos ficam abaixo dos 50% das intenções de votos.

Leia mais: Silas Câmara comemora pesquisa pró-Bolsonaro como se fosse gol do Flamengo

Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro também fica em empate técnico. No entanto, ele vence com tranquilidade João Doria e Guilherme Boulos, mas no aperto, vence Moro, Ciro Gomes e Luciano Huck. Com Sérgio Moro, o atual presidente venceria pelo placar de 40% a 37% dos votos.

Até então, entre os pré-candidatos a presidente, estão Jair Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes (PDT). Ciro Gomes está indo para mais uma eleição presidencial, colocando-se como uma alternativa a Lula, e Luciano Huck tem surgido como uma espécie de “outsider” no contexto eleitoral. O nome de Sérgio Moro ainda ganha força devido à operação Lava-Jato: o ex-juiz foi o principal nome por muitos anos.

Já Guilherme Boulos surge como uma opção de nome forte dentro da esquerda radical. Nas últimas eleições municipais, ele foi ao segundo turno contra Bruno Covas (PSDB), na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Outro nome que tem entrado no páreo e que já anunciou ser pré-candidato é o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Mandetta foi o primeiro ministro da Saúde do governo Bolsonaro, e deixou o governo por discordâncias com o presidente.