Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Disputa pela presidência: nova pesquisa dá 48% para Lula e 21% para Bolsonaro

Lula, Jair Bolsonaro e Sérgio Moro lideram a pesquisa, mas o petista tem maior tendência a vencer, segundo os resultados apresentados

Disputa pela presidência: nova pesquisa dá 48% para Lula e 21% para Bolsonaro

Foto: Arte/UOL

BRASÍLIA, DF – A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra o ex-presidente e pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, com 48% das intenções de voto. Já o seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem apenas 21% das intenções.

Ao todo, 2.063 pessoas foram entrevistadas entre os dias 3 e 6 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança fica em 95%.

Em terceiro lugar, o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) aparece com 8% das intenções de votos. Ciro Gomes (PDT) fica em quarto, com apenas 6%. Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece com 2%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), fica com apenas 1%. Luiz Felipe d’Avila (Novo) não pontuou. Brancos e nulos somam 10%, e 4% são os indecisos.

Leia mais: Pesquisa do Ipespe mostra vitória de Lula sobre Bolsonaro: 42% x 28%

Sem Doria

Já em um segundo cenário, Doria sai de cena e entra o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Neste cenário, Lula segue na frente, mas com 47% dos votos. Bolsonaro permanece com 21%, e Moro, Ciro, Pacheco e Leite contabilizam, respectivamente, 8%, 7%, 1% e 1%. Luiz Felipe d’Avila continua sem pontuar, brancos e nulos somam 10%, e 4% dos eleitores se declararam indecisos.

Além disso, Lula lidera as intenções de votos em todo o país. No entanto, a diferença é maior no Nordeste, onde o petista lidera com 47% de diferença para Bolsonaro. Já no Centro-Oeste, a vantagem é pequena: 8% de diferença de Lula para o presidente.

Espontânea

Já nos levantamentos espontâneos, o número de indecisos passa à frente da pesquisa: 49% dos entrevistados. Já Lula aparece com 29% das intenções de votos, e Bolsonaro vem logo atrás, com 16%. O número de indecisos é 6% menor do que o registrado na pesquisa Genial/Quaest realizada em outubro.

Brancos, nulos e quem não pretende votar, somam 4%. 2% disseram que devem escolher outros candidatos, e apenas 1% declarou que votaria em Ciro Gomes.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.