Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Pesquisa do Ipespe mostra vitória de Lula sobre Bolsonaro: 42% x 28%

Segundo a pesquisa do Ipespe, Lula vence em todos os cenários, sendo no primeiro ou no segundo turno; já Bolsonaro perde em todos os cenários

SÃO PAULO, SP – Uma pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (3), mostra que o ex-presidente Lula, pré-candidato do PT à Presidência da República, vence em todos os cenários na disputa para a Presidência em 2022. Os cenários mostram que o ex-presidente varia entre 41% e 42% das intenções de voto.

Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), perde em todos os cenários possíveis, contra todos os candidatos. O presidente teria entre 25% e 28% das intenções de votos, e mesmo se for ao segundo turno, perde para os demais postulantes ao Planalto.

Em um dos cenários, o Ipespe fez a métrica entre Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Rodrigo Pacheco (DEM). O ex-presidente fica com 42%, enquanto Bolsonaro tem 28%. Ciro fica em terceiro, com 11%, e os outros três não somam 9% das intenções de votos.

Leia mais: Pesquisa: só 12% dos brasileiros não votam em Bolsonaro ou Lula de jeito nenhum

Em um segundo cenário, o Instituto colocou Eduardo Leite (PSDB) no lugar de Doria, incluindo também Simone Tebet (MDB), Sérgio Moro, José Luiz Datena e Alessandro Vieira (Cidadania). Desta vez, Lula cai para 41%, e Bolsonaro fica com 25%. Ciro cai para 9%, e Moro aparece com 8% das intenções de votos. Já Simone Tebet, Datena e Vieira ficam com menos de 3%.

Em um cenário espontâneo, sem apresentar opções, a pesquisa do Instituto mostrou que Lula está com 31% das intenções dos votos. Bolsonaro tem 24%, Ciro Gomes tem 3%, e Sérgio Moro, 2% dos votos. João Doria e Luiz Henrique Mandetta foram citados por apenas 1% dos entrevistados.

Segundo turno

Já no segundo turno, o Ipespe mediu o desempenho do petista em cinco cenários distintos. Em um possível segundo turno com Bolsonaro, Lula leva a melhor com 50% dos votos, e Bolsonaro fica com 32%. Numa disputa com Ciro Gomes, o petista ainda leva a melhor, mas com 49% das intenções de votos, enquanto o pedetista fica com 29%.

Contra Moro, seu algoz na operação Lava-Jato, Lula fica com 52%, enquanto o ex-juiz perde com 34%. Lula ainda leva a melhor sobre João Doria (51% a 23%) e Eduardo Leite (50% a 22%), todos do PSDB, que ainda não definiu o candidato oficial à Presidência da República.

A pesquisa do Ipespe ainda verificou possíveis cenários sem Lula, somente com Bolsonaro. O presidente acaba perdendo para todos os postulantes: 44% a 34% contra Ciro Gomes, 40% a 35% contra João Doria, e 37% a 34% contra Eduardo Leite. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 a 28 de outubro, e entrevistou mil pessoas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95,5%.

(*) Com informações da Carta Capital.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter