Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Pesquisadora do Inpa assume Secretaria de Biodiversidade em Brasília

Rita de Cássia foi responsável, direta e indiretamente, pela criação de dezenas de unidades de conservação na Amazônia

Pesquisadora do Inpa assume Secretaria de Biodiversidade em Brasília

Rita de Cássia tem 40 anos de experiência (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Rita de Cássia Mesquita, assumiu o comando da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 21 deste mês.

Considerada “gestora da floresta” com cerca de 40 anos de experiência na área ambiental, Rita de Cássia, atualmente, se dedicava à divulgação científica, extensão rural e popularização da ciência, na Coordenação de Extensão do Inpa.

A pesquisadora foi responsável, direta e indiretamente, pela criação de dezenas de unidades de conservação na Amazônia, principalmente, quando esteve na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) entre 2004 e 2008, como secretária adjunta de gestão ambiental.

Na Sema, coordenou trabalhos de criação de implementação de áreas protegidas, zoneamento econômico ecológico e a formulação de legislação sobre gestão ambiental.

Entre 2008 e 2012, foi uma das coordenadoras do Jardim Botânico de Manaus e Diretora Técnica do Museu da Amazônia (Musa).

Em 2010, criou o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas no Inpa para sanar deficiências na gestão das unidades de conservação da Amazônia.

Rita de Cássia é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado em Biologia pelo Inpa e doutorado em Ecologia de Ecossistemas pelo Institute of Ecology, na University of Georgia, nos Estados Unidos.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: