Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Cidades

PF faz nova operação em Manaus e mira venda de ouro clandestino

PF faz nova operação em Manaus e mira venda de ouro clandestino

A Polícia Federal (PF) deflagou, nesta terça-feira, 27, em Manaus, a operação Elemento 79, em referência ao elemento Ouro na Tabela Periódica. Desde às 5h, agentes federais estão em diligências no Amazonas e em outros quatro Estados para combate a uma organização criminosa que venida ouro obtido de forma clandestina.

Operação Elemento 79 faz referência ao Ouro na Tabela Periódica

PF cumpre mandados no Amazonas e em outros quatro Estados (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

A Elemento 79 é uma ação conjunta da PF e da Receita Federal. Ambos os órgãos não divulgam informações durante o andamento das diligências.

De acordo com a PF, o dando estimado pela ação da organização criminosa é de R$ 30 milhões.

Benefícios da Zona Franca

São 48 mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e 10 medidas substitutivas de prisão preventiva.

As diligências ocorrem no Amazonas, Rondônia, Roraima, Minas Gerais e São Paulo. Segundo o site Rondônia Agora, a organização criminosa também usufruía de benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus de modo ilícito.

Investigações começaram há dois anos

Os trabalhos em conjunto da Polícia Federal e Receita federal iniciaram em junho de 2016, com análise da movimentação fiscal das mercadorias entre as empresas da organização criminosa; análise contábil das operações mercantis das empresas investigadas; análise das demonstrações contábeis obrigatórias; cruzamento e análise de dados dos sistemas informatizados da Receita Federal; interceptação de mercadorias irregulares nos Correios.

Segundo a PF, a organização criminosa utilizava uma complexa estrutura empresarial para simular a
comercialização de ouro obtido de forma ilegal, além de usufruir ilicitamente dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus.