Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

PF intima Bolsonaro a depor sobre vazamento de inquérito sigiloso

O inquérito foi instaurado após Bolsonaro publicar documentos sigilosos em sua rede social para disseminar informações falsas

PF intima Bolsonaro a depor sobre vazamento de inquérito sigiloso

Foto: Divulgação

BRASÍLIA – A Polícia Federal intimou o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) a prestar depoimento sobre o vazamento de um inquérito sigiloso sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação é do jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (14).

O inquérito foi instaurado após Bolsonaro publicar, em agosto deste ano, documentos sigilosos em sua rede social e usou o conteúdo da investigação para disseminar informações falsas e colocar em xeque a segurança das urnas eletrônicas. O presidente contou com a participação do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) para acessar e divulgar o conteúdo.

Com justificativa para instauração, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a investigação do episódio por entender que ele está relacionado ao inquérito das fake news.

Leia mais: Moro diz que só vai concorrer em 2022 para salvar o Brasil de Bolsonaro e Lula

O processo deveria seguir sem o depoimento do presidente, mas após os depoimentos de Barros e do delegado responsável pelo inquérito, Victor Neves Feitosa Campos, a Policia Federal decidiu convocar Bolsonaro a prestar esclarecimentos. Campos foi afastado do caso por ordem de Moraes.

Por ser presidente da República, Bolsonaro tem a liberdade de escolher data, horário e local para o seu depoimento. Por isso, o agendamento depende de uma resposta do Palácio do Planalto à PF.

Sendo assim, o depoimento de Bolsonaro deve ser uma das últimas diligências antes de encerrar a investigação.

Essa será a segunda vez em que o presidente terá que prestar depoimento à PF. No mês passado, ele foi ouvido em um inquérito que apura supostas interferências indevidas na Polícia Federal.

*Com informações do O Globo

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.