Manaus, 23 de maio de 2024
×
Manaus, 23 de maio de 2024

Brasil

PF prende ‘Fuminho’, criminoso mais procurado do Brasil

As investigações da PF apontam que Fuminho é o braço-direito de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que é considerado o chefe supremo do PCC

PF prende ‘Fuminho’, criminoso mais procurado do Brasil

(Foto: Reprodução/ O Globo)

A PF (Polícia Federal) prendeu em Maputo, capital de Moçambique (África), o traficante Fuminho, um dos líderes do PCC e considerado o criminoso mais procurado do Brasil. A informação foi confirmada em nota, pelo Ministério da Justiça.

(Foto: Divulgação)

 

“A Polícia Federal prendeu em Moçambique (África), nesta segunda, 13, Gilberto Aparecido dos Santos, foragido há 21 anos. Conhecido como Fuminho,  o traficante é considerado um dos líderes do PCC e está na lista do Ministério da Justiça e Segurança Pública como um dos criminosos mais procurados do Brasil”, diz o comunicado.
No momento da prisão, Fuminho estava em um condomínio da capital moçambicana.
O suspeito foi capturado por meio de uma ação conjunta da PF com o DEA (Órgão de Combate às Drogas, na tradução do inglês), do Departamento de Justiça dos EUA, e a polícia do país africano.
As investigações da PF apontam que Fuminho é o braço direito de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que é considerado o chefe supremo do PCC. Ele estava foragido das autoridades brasileiras há 21 anos.

Veja também: Operação ‘Fica em casa’ é realizada em todas as zonas de Manaus

Atualmente, com 49 anos de idade, Gilberto Aparecido dos Santos já contratou um advogado para defendê-lo das acusações de tráfico de drogas e homicídio, por exemplo.

Fuminho foi denunciado à Justiça como o responsável por mandar matar Rogério Jeremias de Simone, Gegê do Mangue, e Fabiano Souza, o Paca, em fevereiro de 2018 em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza. Parte da cúpula do PCC, a dupla era suspeita de desviar dinheiro da organização criminosa.

 

(*) Com informações do R7