Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Piloto havia relatado mau tempo antes de aeronave cair em Manaus

Todos os dez passageiros que estavam no avião foram resgatados com vida e encaminhados para hospitais e prontos-socorros da capital

Piloto havia relatado mau tempo antes de aeronave cair em Manaus

Aeronave caiu logo após decolar ainda dentro da área do aeroporto (Foto: Divulgação)

Em áudio divulgado nas redes sociais, o piloto do avião C-208, matrícula PT-MHC, que partiu de Manaus para Maués às 12h26 desta segunda-feira, 16, havia relatado dificuldades para realizar manobra de decolagem devido ao “vento muito forte”. A aeronave, com dez pessoas, caiu instantes depois do início da arremetida, em uma área de mata próxima ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Por sorte, ninguém veio a óbito.

No áudio, controladores de tráfego aéreo buscam contato com a aeronave e durante o diálogo com o piloto do avião, informando sobre as condições da pista. “Chuva leve sobre o campo. Pista molhada”, comenta a controladora em parte da conversa, que continua: “informo que estamos operando por instrumentos, com visibilidade de três mil metros. Gostaria de prosseguir no acionamento?”

O piloto interrompe e diz “aguardar aqui. Estamos arremetendo aqui da presente posição. Vento muito forte aqui da […]. Estamos indo aqui para o setor norte, ok?”.

Veja também:

Avião de pequeno porte cai em Manaus minutos após decolar

Cinco vítimas foram resgatadas e enviadas a prontos-socorros

Bombeiros resgatam os dez passageiros com vida após acidente

A controladora entra em contato com outra aeronave, mas volta a falar com o avião C-208, autoriza a decolagem e repassa outras informações. No entanto, o piloto não responde mais aos comandos. 

“TWO Flex, 5582. Contato no radar. Suba conforme a saída, após dois mil pés com curva pela esquerda. 5582 contato no radar. Suba ao 095 após 1500 pés, pela esquerda, direto Maués. TWO Flex 5582. Controle Manaus? TWO Flex 5582. Controle? 582, Torre. TWO Flex 5582. Controle”, diz a controladora.

Os passageiros tiveram vários ferimentos pelo corpo, mas foram resgatados com vida pelo Corpo de Bombeiros e pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), com o apoio de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), e encaminhados para Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) da capital, como o 28 de Agosto, João Lúcio, Platão Araújo e Delphina Aziz. 

Até o momento, ainda não há informações sobre as causas do acidente.