Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

Plínio entrega antena de Elon Musk em aldeia indígena, em Manaquiri

Plínio Valério postou em suas redes sociais, um vídeo, onde entrega uma antena de internet Starlink para a comunidade.

Plínio entrega antena de Elon Musk em aldeia indígena, em Manaquiri

(Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Manaus (AM) – O senador Plínio Valério (PSDB) esteve no Amazonas no último final de semana e aproveitou para visitar uma comunidade indígena no município de Manaquiri (a 54 quilômetros de Manaus). Valério postou em suas redes sociais, um vídeo, onde entrega uma antena de internet Starlink para a comunidade.

O senador esteve no estado no último final de semana para uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre demarcação de terras produtivas no Amazonas a pedido do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania).

Plínio esteve na Aldeia Barrigudo, habitada pelos povos Apurinã, localizada às margens do rio Tupana, em Manaquiri. Na publicação, o senador escreveu que a ação de levar internet à comunidade “representa mais do que apenas conectividade: é um passo crucial em direção à comunicação e independência para os povos indígenas“.

O parlamentar ainda completou o texto enfatizando que, com ação, está “quebrando barreiras e promovendo oportunidades para que as comunidades se conectem com o mundo digital”.

No vídeo, Plínio falou que enxergou a necessidade da comunidade se conectar e por isso resolveu levar a antena de internet, no entanto, não mencionou se comprou esta ou se foi doada.

“Não é nada de mais, é uma troca de amizade, porque a gente está aqui, sempre frequentando, e agora eles vão poder se comunicar, as questões de saúde, de lazer e se comunicar com a família”, disse o político.

Antenas Starlink

Durante visita ao Brasil em 2022, o empresário bilionário Elon Musk prometeu levar internet para 19 mil escolas públicas na Amazônia por meio da Starlink, mas, até junho deste ano, nenhum acordo havia sido fechado pelo governo federal. Pelo contrário, na região, quem estava usufruindo das antenas de internet eram os garimpos ilegais.

A empresa de Musk, até o momento, levou internet apenas à três escolas da rede estadual do Amazonas. As antenas Starlink foram doadas em setembro do ano passado como “uma demonstração do serviço”, que não teve continuidade desde então.

LEIA MAIS: 

PL quer derrubar taxa de cobrança de ingressos pela internet no AM

Saullo recebe promessa de ministro: internet mais veloz e segura no AM

Ministro das Comunicações garante internet para cidades do Amazonas