Manaus, 23 de maio de 2024
×
Manaus, 23 de maio de 2024

Política

PL quer derrubar taxa de cobrança de ingressos pela internet no AM

Já existe uma decisão do Superior Tribunal de Justiça(STJ), mas promotores de evento não cumprem

PL quer derrubar taxa de cobrança de ingressos pela internet no AM

O Projeto de Lei 202/2019, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), quer derrubar a taxa de cobrança de ingressos comprados pela internet. A PL está em análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Empresas que não cumprirem irão pagar multa (Pixabay)

Proposto pelo deputado João Luiz(PRB), o projeto deve garantir e suplementar a Lei Federal. Conforme o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidades pelas despesas do evento é da empresa, mesmo que seja na facilitação da empresa.

“Promotoras e produtoras de espetáculos tem de se responsabilizar pela transação de compra pela internet e não repassar o custo da terceirização para o cliente. O consumidor que compra pela internet acaba pagando umpreço muito alto em ingressos, seja de um show ou de uma sessão de cinema”, destacou o parlamentar. A “taxa de conveniência” chega a cobrar até 15% do valor do ingresso.

Já existe uma decisão do Superior Tribunal de Justiça(STJ), que afirma ser ilegal a cobrança de taxa de conveniência nas vendas de ingressos de shows e eventos pela internet, mas é descumprida por empresários de eventos. “É um absurdo esse tipo de cobrança, pois estou pagando por um ingresso caro e, além disso, sou obrigada a arcar com os custos de taxas cobradas pela internet. Quem tem de pagar estas tarifas é a empresa que promove o evento e não o consumidor”, disse a administradora Ana Rúbia Pereira Cardoso.

Multa

Quando aprovada, o não cumprimento desta lei implicará ao infrator a imposição de multa no valor de R$ 1 mil, cobrada em dobro no caso de reincidência até o limite de R$ 10 mil. A multa será revertida para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, criado pela Lei nº 2.228, de 29 dejunho de 1994.

(*) Com informações da Assessoria