
Fotos: Urna eletrônica (Marcelo CamargoAgência Brasil) Alessandra Campello (foto Miguel Almeida) / Sinésio Campos (Foto Divulgação/Assessoria) / Silas Câmara (Foto DivulgaçãoCâmara dos Deputados)
Manaus (AM) – O Amazonas possui, atualmente, 255.756 mil eleitores filiados a partidos políticos, concentrados em maior número no ‘Podemos’, ‘PT’ e ‘Republicanos’, exatamente 27.687; 24.499 e 21.876, respectivamente, somando 74.062 filiações a essas siglas. O Brasil possui 29 partidos políticos registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Portal AM1 fez o levantamento das informações com base em dados disponibilizados pelo TSE e os números são referentes ao ano de 2023, atualizados até o mês de dezembro.
De acordo com os dados, os filiados a legendas partidárias representam, hoje, 9,6% dos eleitores amazonenses, que, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), totalizavam até dezembro do ano passado 2.653.821.
Se comparado ao número da população total do Estado, os filiados correspondem a 6,5%, uma vez que, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas possui 3.941.613 habitantes.

(Foto: Reprodução/TRE-AM)

(Foto: Reprodução/IBGE)
No estado, os homens filiados a siglas partidárias são maioria, exatamente 135.870 contra 119.670 mulheres.
Os dados são divididos por mês; gênero; siglas partidárias, em ordem alfabética; tempo de filiação; estado e quantidade de filiados. Em relação ao tempo de filiação, as informações são separadas em quatro categorias: ‘1 a 5 anos; ‘5 a 10 anos’; ‘Mais de 10 anos’ e ‘Menos de 1 ano’.
Mudanças
Até meados de junho do ano passado, o Partido dos Trabalhadores era a legenda com o maior número de filiados, mas no final de 2023, o Podemos ultrapassou o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Republicanos era o segundo maior e foi ultrapassado pelo PT na colocação e agora está com em terceiro.
A legenda do mandatário do país possuía até o primeiro semestre do ano passado 22.602 filiados e o Republicanos, que é ligado diretamente à Igreja Universal do Reino de Deus e a outras denominações evangélicas, como a Assembleia de Deus no Amazonas; tinha 21.231 filiados.
O terceiro partido da lista era o PCdoB, que atualmente está na quarta colocação, com 18.885 filiados no estado.
Outras siglas
Em quinto lugar, está atualmente o Partido da Renovação Democrática (PRD), que foi oficializado em novembro de 2023, a partir da fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A legenda possui 17.166 filiados no estado.
Depois dele, está o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), comandado no Amazonas pelo senador Eduardo Braga. O partido tem 16.572 filiações.
Com 14.708 filiados, ocupando o sétimo lugar, aparece o Partido Progressistas (PP) e em oitavo lugar está o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), com 12.975 filiados.
Na nona colocação, está o União Brasil (UB), do governador Wilson Lima, com um total de 12.693 filiados e em décimo lugar aparece o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, que conta com 12.519 filados no Amazonas.
O Solidariedade, do ex-deputado e atual Superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva; está na décima primeira posição com exatamente 11.299 filiações no estado.
Menos de 10 mil
Com menos de 10 mil filiações está o Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 7.706 filados. Em seguida está o Cidadania com 6.175; depois com 6.132 filiados vem o Partido Social Democrático (PSD), do senador Omar Aziz.
O Partido Verde (PV) vem em seguida com 5.944 filiados; depois dele, aparece o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do ex-deputado e atual secretário de Estado, Serafim Corrêa; que possui 5.917 filiados. Depois do PSB está o Avante, do prefeito de Manaus, David Almeida com um total de 5.417 filiados.
Na sequência, aparece o AGIR com 5.365 filiações no Amazonas, seguido do ‘Mobilização Nacional’, mais conhecido como ‘PMN’, com 5.306 filiados. Depois dele, vem o Democracia Cristã (DC), que possui 4.613 pessoas filiadas à legenda e, em seguida, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) com 4.421 filiações.
Com menos filiações
As legendas com menos filiações no Amazonas são o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que tem 3.062 filiados; depois o Partido da Mulher Brasileira (PMB) com 2.479; Rede que tem apenas 860 filiações no estado; em seguida o Partido Comunista Brasileiro (PCB) com 739; Novo com 386; depois o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), que tem somente 157 filiações.
O Partido da Causa Operária (PCO) e o Unidade Popular (UP) são as siglas com o menor número de filiações no Amazonas, com apenas 146 e 52 filiados, respectivamente.
Mulheres X Homens
Em sua maioria, os partidos políticos possuem mais filiações de homens do que de mulheres. Apenas o PRTB, PMB e o PCB têm mais mulheres do que homens em suas fileiras.
O PRTB tem 2.210 filiações de mulheres e 2.197 homens; o PMB possui 1.410 filiações do sexo feminino contra 1.069 do sexo masculino. Já o PCB tem 371 mulheres filiadas contra 368 homens.
As informações do TSE também mostram que, na maioria dos partidos, o maior número de filiados se concentra na categoria ‘Mais de 10 anos’, principalmente nas siglas de esquerda que possuem mais tempo de existência.
E ao contrário das siglas de esquerda, os partidos de direita e centro-direita ganharam mais filiações nos últimos cinco anos.
Os dados mostram, ainda, que existem os eleitores que não identificaram a qual gênero pertencem quando realizaram as filiações. Eles estão identificados no sistema do TSE como “não informados”.
LEIA MAIS:
- O declínio dos partidos de esquerda e progressistas nas eleições
- Conheça os 10 partidos políticos mais poderosos no Amazonas
- Instituições e partidos apresentam sugestões sobre propaganda eleitoral
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.