Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Operação ‘Centurião’ prende líder de organização da Venezuela no Brasil

José Jesus Figueira Alcala, 30, o “El Chuchu”, foi preso em um condomínio de luxo, no bairro Caçari, em Boa Vista, no estado de Roraima (RR)

Operação ‘Centurião’ prende líder de organização da Venezuela no Brasil

“El Chuchu”, líder de organização da Venezuela, era fugitivo há três meses (Foto: Divulgação)

José Jesus Figueira Alcala, 30, conhecido como “El Chuchu”, líder de organização da Venezuela, país vizinho do Brasil, foi preso na manhã de terça-feira (15), durante operação “Centurião” da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv). Quatro veículos de marcas distintas foram apreendidos.

A ação deflagrada de forma simultânea em Manaus, Boa Vista e Tabatinga, distante 1.108 quilômetros da capital, contou com apoio da Polícia Federal (PF), Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Polícia Civil de Roraima e Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalísticas (CIPC) da Venezuela.

“El Chuchu” estava sendo investigado pelo esquema no qual encomendava veículos roubados, alienados ou com restrições judiciais para serem adulterados. Ele foi localizado em um condomínio de luxo, na rua Capitão Mendes, no bairro Caçari, em Boa Vista, no estado de Roraima (RR), onde estava escondido há três meses, após entrar na listra de procurados pela polícia venezuelana.

Quatro membros da quadrilha já haviam sido presos pela CIPC da Venezuela. Eles eram responsáveis por legalizar os veículos clandestinamente remetidos à Venezuela e Colômbia através da inserção de dados indevidos nos sistemas de informação do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INTT) da Venezuela.

Conforme as investigações, mais de 50 veículos foram remetidos no esquema para os países vizinhos no qual eram “esquentados” mediante emissão ilegal de documentos junto a órgãos estatais, como a confecção de placas clandestinas, viabilizando tais automotores a circular livremente nos países do eixo Mercosul.

Cícero Túlio, delegado titular da Derfv (Foto: Alailson Santos/PC-AM)

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da Derfv, as investigações foram iniciadas há dois meses, a partir do compartilhamento de provas da Polícia Federal sobre esquema da quadrilha, que estava operando na Venezuela com a participação de um venezuelano, com residência no Brasil.

“Durante as investigações, identificamos que o venezuelano remetia veículos oriundos de práticas criminosas aqui no Brasil para solo estrangeiro, onde novos documentos eram emitidos pelo órgão de emplacamentos de veículos de Caracas, na Venezuela”, explicou.

A autoridade policial ressaltou que outras pessoas de nacionalidade colombiana já foram identificadas em razão dos relatórios encaminhados pela Polícia Federal. Outras quatro pessoas da quadrilha, com vínculo na INNT da Venezuela, foram presas pelas autoridades venezuelanas.

Apreensão

Ford Ka apreendido seria levado para nova documentação na Venezuela (Foto: Divulgação)

Durante a operação iniciada na segunda-feira (14), quatro veículos foram apreendidos, sendo um deles modelo Ford Ka, de cor vermelha, encontrado na casa de “El Chuchu”. O veículo seria destinado para o município de Santa Helena de Uairen, na Venezuela.

O balanço da operação foi apresentado na manhã dessa quarta-feira (16), no prédio da Derfv, no conjunto Bela Vista, no bairro Planalto, na zona Centro-Oeste de Manaus.

José Jesus estava na lista de procurados pela polícia da Venezuela (Foto: Divulgação)

José Jesus, o “El Chuchu”, foi indiciado por organização criminosa, receptação qualificada, fraude processual e estelionato. Ele ficará à disposição da Justiça após procedimentos na Central de Recebimento de Triagem (CRT), localizado no quilômetro 8 da BR-174.