Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Operação ‘Contra Ataque’ prende membros do CV por mortes no bairro Compensa

Segundo informações, nove pessoas foram presas pelo envolvimento nas mortes de membros da facção criminosa Família do Norte (FDN)

Operação ‘Contra Ataque’ prende membros do CV por mortes no bairro Compensa

A operação foi deflagada pelo DRCO em conjunto com Fera e Deflu (Foto: Reprodução)

A operação “Contra Ataque”, deflagrada na tarde desta quinta-feira, 14, pelo Departamento de Repreensão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), prendeu nove integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Eles são acusados de envolvimento na série de assassinatos no bairro Compensa, na zona Oeste de Manaus.

Entre os presos na operação, está Marcelo dos Santos Farias, conhecido no mundo do crime como “Teco”, “My love” e “Bolt”. Ele é acusado de ordenar a execução mais recente, que teve como vítima Kevyn Pedrosa Alves, 23, conhecido como “Kevinho”. O crime aconteceu na noite de terça-feira, 12, na rua 21 de Junho, no bairro Compensa.

“Kevinho”, que havia deixado à FDN para migrar ao CV, recebeu uma ligação com desculpa para pegar um dinheiro. Enquanto aguardava o encontro em uma banca de churrasco, ele foi alvejado com 12 tiros de calibre ponto 40, por ocupantes de um carro branco. A vítima morreu no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias.

Conforme as investigações da polícia, “Teco” também é responsável por outras mortes no bairro Compensa, entre elas o duplo homicídio ocorrido em uma pizzaria na madrugada do dia 4 de maio, no beco Pantanal. Samuel Nogueira Ferreira Filho e Júlio Rodrigues da Silva, ambos de 22 anos, foram surpreendidos por seis homens fortemente armados.

O grupo, que trajava roupas pretas e usava máscaras, invadiu uma residência que funciona como lanchonete, a “Laricas Delivery”, e começou a efetuar vários tiros contra as pessoas que estavam no local. Além de Samuel e Júlio, outras cinco pessoas ficaram feridas no ataque.

Ainda conforme as investigações, os ataques foram aprovados pelo conselho do CV, que tem a frente Jhonson, vulgo “Playboy”, então, sobrinho do narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”, fundador da FDN, que está preso em uma unidade de segurança máxima.

Mesmo com grau de parentesco, “Playboy” foi renegado pela facção do tio e passou para o lado do CV, onde teve sua permanência aprovada pelo narcotraficante Kaio Wellington Cardoso dos Santos, conhecido como “Mano Kaio” ou “Kaio do 40”.

O sanguinário narcotraficante está foragido do sistema prisional desde o dia 12 de maio de 2018 e foi responsável pelo massacre nos presídios de Manaus, na tarde do dia 1º de janeiro de 2017. Na guerra entre facções rivais, 56 detentos foram mortos e 130 conseguiram fugir do sistema carcerário do Amazonas.

As investigações apontam que o grupo tinha como plano eliminar os ex-integrantes da FDN, que haviam migrado para o CV, e consequentemente tomar as bocas de fumo no bairro Compensa, berço da FDN, que vem resistindo aos ataques da facção de origem carioca.

Na operação, que contou com apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e Delegacia Fluvial (Deflu), também foi preso Renald, considerado o braço direito de “Mano Kaio”. Também foram apreendidos 150 quilos de entorpecentes, entre maconha e cocaína, além de duas armas de fogo e dois veículos.

Mais detalhes da operação serão repassados durante coletiva de imprensa marcada para esta sexta-feira, 15.