Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Notícias

Secretário da SSP-AM já foi acusado de ajudar FDN em presídios

O acordo teria garantido controle total da FDN no sistema prisional em troca de manter a paz nos presídios

Secretário da SSP-AM já foi acusado de ajudar FDN em presídios

Coronel Louismar Bonates (Divulgação)

Uma investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), realizada em 2015, apontou a existência de facções dentro das unidades prisionais do Amazonas e também, que o atual secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Louismar Bonates, já realizou negociações com seus representantes. A investigação foi relembrada nesta quinta-feira, 30, pelo jornal Folha de S. Paulo.

Coronel Louismar Bonates (Divulgação)

Na época do fato, Bonates era titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). 

De acordo com investigação da PF, um áudio rastreado mostra que Bonates marcou encontro com o líder da facção Família do Norte (FDN), Zé Roberto da Compensa, na biblioteca do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no ano de 2015, para fazer um acordo de paz em troca de algumas regalias.

No encontro, Bonates teria garantido que nenhum membro da FDN seria transferido para presídios federais, e os dois pavilhões que abrigavam o Primeiro Comando da Capital(PCC), no Centro de Detenção Provisória Masculino(CDPM), seriam extintos.

Além disso, o secretário também afirmou que iria reformar o campo de futebol do Compaj. Segundo o acordo, revelado pela Folha, a FDN assumiu o controle total do sistema prisional em “troca de manter a paz nas cadeias”, apontou a PF.

Zé Roberto só foi transferido do Amazonas para um presídio federal em novembro de 2015, após a operação “La Muralla”, que revelou o esquema criminoso da facção e o tráfico internacional pelo Rio Solimões.

A Polícia Federal encaminhou o relatório da investigação para o Ministério Público do Estado (MP-AM), mas o órgão não denunciou o secretário. O Amazonas1 entrou em contato com o MP-AM e aguarda posicionamento.

A SSP-AM informou que Bonates não responde a nenhum processo judicial e por isso, ele não possui impedimentos para assumir o cargo.

Bonates foi nomeado por Wilson Lima

O coronel da PM, Louismar Bonates, foi nomeado pelo atual governador, Wilson Lima, para assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Além do coronel, Wilson também nomeou o filho de Bonates, Luis Mario, para o cargo de secretário-executivo de Projetos Especiais na Casa Civil.

FDN protagonizou massacres

Os dois episódios mais sangrentos do sistema prisional foram comandados pela facção Família do Norte (FDN). Em 2017, membros da FDN mataram 56 presos, que seriam integrantes da rival PCC. Na última semana, em dois dias, mais 55 presos foram mortos devido uma cisão entre os líderes da FDN, João Branco e Zé Roberto da Compensa.

(*) Com informações da Folha de S.Paulo