Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Economia

Política industrial tem projeto de retomada para os próximos dez anos

Política industrial tem aporte do Ministério da Ciência e Tecnologia para a próxima década e fomentos para a pasta com apoio do MDIC

Política industrial tem projeto de retomada para os próximos dez anos

Indústria brasileira ganha fomento para revitalização (Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação)

As áreas de bioeconomia e de inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estão contribuindo com a elaboração da nova política industrial para a próxima década. A oficina de criação do plano de execução da Estratégia Industrial, Verde e Tecnológica (EIVTEC) realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Brasília (DF), também contou com a participação das agências de fomento da pasta: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 
 
O processo de elaboração do plano é conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com a pasta, esse será o principal orientador das políticas públicas a serem desenvolvidas para a retomada da industrialização brasileira nos próximos 10 anos. 

CNDI recriado  

Para o MDIC, o processo de reindustrialização no século XX para as novas economias têm que dialogar com a questão climática, da transição energética e da descarbonização. A pasta destacou que a Estratégia, cuja construção será coletiva e avançará nos próximos meses, será importante ferramenta para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que deverá ser recriado. 
 
“A oficina foi um primeiro passo para identificar as possíveis bases estratégicas para a construção dessa nova estratégia. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está contribuindo de modo ativo”, explica Bruno Nunes, que representou a Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE) do MCTI, sob a qual está a competência de bioeconomia e biotecnologia, por exemplo. 
 
A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), que também participou da oficina, é responsável por temas como ambientes de inovação e tecnologias habilitadoras, assistivas, biocombustíveis, mineral e petróleo e gás. 

Debates futuros 
 
De acordo com o MDIC, a finalidade da oficina foi discutir elementos e subsídios para debates futuros. Na ocasião foram avaliados cenários atual e futuro, os desafios futuros, questões regulatórias, comércio exterior, transição para economia circular e a identificação dos projetos estão em andamento em diversas pastas ministeriais. 

(*) Com informações do MCTI 

LEIA MAIS: