Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

ALE-AM antecipa metade do 13° aos servidores por conta do coronavírus

A medida é para incentivar os servidores acima de 60 anos a ficarem em casa e, assim, diminuir os riscos de contaminação do coronavírus. Outras medidas também foram adotadas

ALE-AM antecipa metade do 13° aos servidores por conta do coronavírus

(Foto: Antônio Braz)

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Manaus, a Assembleia Legislativa Amazonas (ALE-AM) anunciou na manhã deste sábado, 14, medidas para evitar a propagação do Covid-19, doença causada pelo coronavírus, no ambiente parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB) também anunciou que fará uma reunião neste sábado para definir medidas de proteção ao vírus. 

A Mesa Diretora da ALE-AM decidiu liberar 50% do 13° salário dos servidores ativos e inativos, a partir dos 60 anos.

Os pagamentos devem ser feitos nos dias 22 e 23 de março.

Segundo o presidente da casa, Josué Neto, a medida é para incentivar os servidores a ficarem em casa e assim diminuir os riscos de proliferação do vírus. 

A direção da ALE-AM também decidiu proibir, por 20 dias, a viagem de parlamentares a outros estados brasileiros, com o intuito de evitar a proliferação do novo coronavírus.

Já as viagens ao interior, serão avaliadas após uma análise clínica do parlamentar que decidir viajar.

Durante o anúncio das medidas estiveram presentes a deputada Alessandra Campêlo (MDB), o deputado Delegado Péricles (PSL) e o deputado Roberto Cidade (PV), que compõem a mesa diretora, assim como o deputado João Luiz (PTB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC/ ALE-AM) e o diretor de saúde da Casa, Arnoldo Andrade. 

Leia também:

Organização Mundial da Saúde declara pandemia do novo coronavírus

Para diminuir a circulação de pessoas na Casa, foram suspensos todos os cursos da Escola do Legislativo, as atividades do Parlamento Jovem, visitas, treinamentos e sessões especiais.

Dentro da Casa também foi proibido a utilização de utensílios como pratos e colheres, todos os materiais utilizados serão descartáveis e os servidores serão incentivados a levarem de casa copos para uso individual.

Além disso, o trabalho para os servidores a partir de 60 anos será facultativo, podendo  trabalhar em modelo de home office.

Josué Neto disse que foi cogitado diminuir as sessões plenárias, mas foi decidido manter os trabalhos.

No entanto, ele afirmou que o impacto das outras restrições vai diminuir a qualidade da produção parlamentar.

“Estamos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar. Estamos fazendo um trabalho de prevenção, vai diminuir a qualidade da produção parlamentar, só que acima disso está a vida, está a saúde, de cada um de nós. Então estamos tomando essa decisão por apenas 20 dias, depois será reanalisada pela nossa mesa diretora”, disse  Josué Neto. 

Direito do Consumidor 

O deputado João Luiz da CDC/ALE-AM afirmou que a Comissão já está fazendo fiscalizações nos estabelecimentos de Manaus, após denúncias dos consumidores sobre os preços abusivos de álcool em gel e máscaras.

A comissão está atuando em conjunto com o Procon – Amazonas para evitar os abusos nos preços.

“Vamos trabalhar pedindo as notas fiscais direto do fabricante, vamos solicitar os dados dos computadores para saber qual o preço que eles estão implementando, qual a porcentagem que está sendo aplicada”, disse João Luiz.