Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Eleições 2020

Bruna La Close é pré-candidata dos LGBTQIA+ para a Câmara de Manaus

Bruna La Close é presidente da parada do orgulho LGBT em Manaus

Bruna La Close é pré-candidata dos LGBTQIA+ para a Câmara de Manaus

Foto: Reprodução

A cabeleireira e promotora de evento Bruna la Close foi escolhida pelos LGBTQIA+ para ser a representante da categoria, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), será a primeira vez que irá concorrer ao cargo do legislativo.

Em 2020, o Brasil passará por eleições de cargos para prefeitas(os) e vereadoras(es) em mais de 5 mil cidades dos 26 estados da federação.

La Close é presidente da parada do orgulho LGBT em Manaus, luta há mais de 20 anos pela causa LGBTQIA+; por ser conhecida como a voz que mais entende das necessidades da população foi escolhida para ser a pré-candidata a vereadora.

“A nossa população sofre com preconceito e homofobia; temos a necessidade de ter uma representatividade de uma pessoa do nosso meio no parlamento municipal para defender políticas públicas e projetos voltados para a causa LGBTIA+. Observando esse governo fascista que assola nosso Brasil, precisamos, agora mais do que nunca colocar as pautas LGBTIA+ nas casas legislativas”, comentou a pré-candidata.

Para La Close, até o momento o parlamento municipal, estadual e federal trabalham pouco em relação à construção de leis que possam beneficiar os mais esquecidos da sociedade.

“Se tratando de leis em benefício da causa LGBTIA+ nada ou quase nada foi feito, basta olharmos para que está acontecendo em nossa cidade, somos esquecidos, e muita vezes só somos usados para conseguir votos, faltam projetos que nos beneficie e nos der dignidade e inclusão”, desabafou.

A promotora de eventos disse que a escolha pelo (PT) foi por conta do histórico na luta LGBTIA+ em Manaus. “Foi muito fácil escolher o partido para vir como candidata; o PT tem um histórico muito grande dentro da luta, foi o primeiro a dar voz e vez ao segmento, além de nos acolher a nossa causa de forma tão humana”, disse.

Adesões

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) no Amazonas terá seis candidatos da ala Diversidade a vereador de Manaus. Segundo dados da Aliança Nacional LGBTQI+ até 22 de junho eram 336 adesões, sendo quatro para o cargo majoritário e 332 para o legislativo municipal, desses 94.6% (318) são LGBTI+ e 5.4% (18) aliadas a causa.

Os candidatos são compostos por 56% (188) de Gays, 12.2% (41) de Lésbicas, 12.2% (41) de Mulheres Trans, 5.1% (17) de Bissexuais Masculinos, e o restante das demais identidades de gênero e orientações sexuais.

No país, a Aliança Nacional LGBTQIA+, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) é o partido com mais pré-candidatas em todo país. São 21.2%, 66 candidatos, seguido pelo PSOL com 12.8% (40) PSOL / 11.9% (37) PT / 9.9% (31) PCdoB / 9.3% (29) PSB / 5.8% (18) REDE / 5.1% (16) PSDB / 3.8% (12) PV / 3.5% (11) CDN / 2.9% (9) DEM / 2.6% (8) SOLIDARIEDADE / 2.2% (7) PTB / 1.9% (6) MDB e PSD cada / 1.3% (4) PMB / 1% (3) PL, PODE e PP cada / 0,3% (1) PROS, PATRIOTA e PMN cada.

Leia mais: PMN contará com seis candidatos LGBTQIA+ nas eleições 2020