Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Contas de Arthur são aprovadas pelo TCE-AM

As contas do prefeito de Manaus foram relatadas pelo conselheiro Ari Moutinho Júnior, com parecer do procurador de contas Carlos Alberto de Almeida.

Contas de Arthur são aprovadas pelo TCE-AM

Prefeito Arthur Neto passa após cirurgia no joelho e aguarda alta médica. Foto: Semcom

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aprovou por unanimidade a prestação de contas do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, do exercício financeiro do ano de 2018, contrariando o parecer do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), que pedia a reprovação. A sessão especial foi realizada na manhã desta terça-feira, 10. 

As contas de Arthur Virgílio Neto foram relatadas pelo conselheiro Ari Moutinho Júnior, com parecer do procurador de contas Carlos Alberto de Almeida.

O procurador Carlos Alberto de Almeida opinou pela desaprovação das contas do prefeito e avaliou que o município é refém da terceirização na saúde.

Ele apontou extensos contratos para aluguel de prédios para escolas e creches, transporte escolar com um único contrato, veículos inapropriados e condutores inexperientes, além disso apontou falta de transparência na destinação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Orçamento

Distribuídos em mais de 25 secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta da capital, segundo a Diretoria de Controle Externo da Administração do Município de Manaus (Dicamm), as contas do ano de 2018 são referentes a um orçamento de R$ 4,7 bilhões.

O colegiado do TCE-AM emitirá um parecer prévio das contas — que tem caráter técnico e opinativo – sobre a execução do orçamento que deve ser encaminhado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o julgamento político pelos parlamentares municipais.

 

(*) com informações da assessoria