Manaus, 16 de junho de 2024
×
Manaus, 16 de junho de 2024

Política

Deputados convidam Giuliani para explicar acordo com governo

Deputados convidam Giuliani para explicar acordo com governo

Os deputados estaduais José Ricardo (PT) e Sabá Reis (PR) protocolaram na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) desta quinta-feira, 26, convidando o presidente da empresa Giuliani Security e Safety, Rodolph W. Giuliani, a comparecer ao plenário da Casa para apresentar esclarecimentos sobre o contrato firmado com o Governo do Estado na área da segurança.

O governador afirmou que a contratação da empresa nova-iorquina, por R$ 5 milhões, “é baratíssima”. A empresa vai prestar consultoria na elaboração de um plano de redução da criminalidade no Amazonas.

De acordo com o também deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), a assessoria do escritório ‘Giuliani Security & Safety’ informou que não ocorreu contrato com o Governo do Estado.

“A assessora me informou que houve um termo de intenção para que eles tomassem as primeiras medidas e se concordassem em fazer o serviço e entendessem que o Governo do Amazonas fosse transparente o suficiente, assinariam o contrato. Então vejam, que foi o Governo do Amazonas, pelo site da Secretaria de Segurança Pública, que está fazendo disso um marketing, divulgando que o Amazonas é primeiro no Brasil a ter consultoria de Rudolph Giuliani”, alertou Serafim.

Rodolph Giuliani ficou conhecido mundialmente pelo programa “Tolerância Zero”, implantado em Nova York quando era prefeito e que reduziu o índice de criminalidade em mais de 60%, entre 1994 e 2002, além de ter implantado medidas de combate à violência na Colômbia, Guatemala, Canadá, El Salvador e Honduras.

Ele também já prestou consultoria na área de segurança para o Rio de Janeiro, que hoje passa por intervenção militar, no valor de US$ 12 milhões.

Para José Ricardo, o ex-prefeito de Nova York já foi contratado em outras cidades brasileiras, como Rio Janeiro, e nada foi resolvido.

“Não é alguém que viveu uma realidade totalmente diferente da nossa que terá as condições de resolver o problema da violência no Amazonas. Isso é desperdiçar recursos públicos. Além do mais, temos especialistas no Amazonas e no Brasil que conhecem bem a nossa realidade. Falta vontade política e ouvir a população para resolver o problema da segurança”, disse ele, que irá questionar quais as soluções que serão trazidas com esse contrato.