Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Eduardo Bolsonaro culpa China por pandemia e embaixada rebate

Eduardo sugeriu que o Estado chinês teria escondido “algo grave”, referindo-se ao coronavírus e comparou o caso com Chernobyl

Eduardo Bolsonaro culpa China por pandemia e embaixada rebate

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Depois de o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) acusar a China de ser responsável pela pandemia de covid-19, a Embaixada da China rebateu o filho 03 do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em seu perfil oficial no Twitter, Eduardo disse que o país asiático tem culpa pela disseminação da doença. Sugeriu que o Estado chinês teria escondido “algo grave”, referindo-se ao coronavírus e comparou o caso com Chernobyl.

“Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. Mas uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”, escreveu.

Em 1 retweet, endossou que a culpa pela pandemia seria do Partido Comunista Chinês. Na publicação, o fundador do site Spotniks, Rodrigo da Silva, lista os motivos que, segundo ele, embasariam a tese.

Na noite desta quarta-feira, a Embaixada da China rebateu o deputado e disse que ele havia proferido palavras “extremamente irresponsáveis”. Afirmou que as declarações do congressista soam “familiares” pois seriam uma “imitação dos seus queridos amigos”, completando que Eduardo havia “contraído vírus mental” ao retornar de Miami (EUA) e que está “infectando amizades entre os nossos povos”.

Em outra publicação, a embaixada disse que o congressista é uma “pessoa sem visão internacional nem senso comum” e que não conhece “a China, nem o mundo”. Aconselhou, por fim, que o deputado não tentasse ser “porta-voz dos EUA no Brasil”, pois poderia “tropeçar feio”. No tuíte, inseriu os perfis oficiais do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Eduardo também foi criticado pelo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O diplomata afirmou que o país asiático repudia veementemente as declarações do congressista e exigiu um pedido de desculpas ao povo chinês. Declarou que “manifestará” sua “indignação” no Itamaraty e na Câmara dos Deputados.

Wanming também disse que a atitude do deputado não condizia “com o estatuto como deputado federal”, tampouco com a postura de “uma figura pública especial”. Por fim, afirmou que a declaração prejudicará a relação “amistosa” entre a China e o Brasil.

RODRIGO MAIA INTERVÉM

Diante do mal-estar provocado pelas publicações de Eduardo Bolsonaro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ),também usou suas redes sociais pedir desculpas em nome da instituição. Disse que o filho do presidente proferiu “palavras irrefletidas” ao atribuir culpa aos chineses pela pandemia de covid-19.

“A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia. Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos 2 países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes“, escreveu Maia.

 

(*) Com informações do Poder 360