Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Vaga de Tabosa na Câmara Municipal de Manaus continua sem definição

Há um mês o portal Amazonas1 denunciou a ausência do parlamentar e a morosidade na definição de quem deve assumir a vaga na CMM, mas nada foi resolvido até o momento

Vaga de Tabosa na Câmara Municipal de Manaus continua sem definição

Vereador está licenciado, segundo dados da Câmara, enquanto aguarda definição da Justiça Eleitoral sobre seu caso. (Foto: Tiago Correa/ CMM)

Após um mês da denúncia, publicada no Amazonas1, que o caso da disputa judicial entre o Partido Progressista (PP) e o vereador Ronaldo Tabosa, por infidelidade partidária, estava paralisado na Justiça Eleitoral, o caso continua sem definição. O processo, que estava parado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) há mais de 60 dias, teve movimentação, mas nada muito significativo. Nem Câmara Municipal de Manaus (CMM) e nem a Justiça dão uma resposta, e o parlamento municipal trabalha desfalcado desde o início da legislatura 2019.

O PP quer que a vaga, hoje ocupada pelo vereador Ronaldo Tabosa (sem partido), seja entregue a Marisson Roger, o 4º suplente.

Apesar de não abrir mão do mandato, o vereador Tabosa mantém um grande número de faltas nas sessões plenárias. Conforme o registro de frequência divulgada pelo site da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em maio o vereador participou de apenas 5 sessões.  O Amazonas1 já havia relatado o grande número de faltas do vereador nos meses de fevereiro, março e abril.

As faltas do vereador no mês de maio, assim como as dos outros meses, foram justificadas pelo art. 54, Inciso II ou IV da Loman, referente a licença de amparo regimental e interesse particular por sessão legislativa.

Para o presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), somente a Justiça Eleitoral tem a prerrogativa para definir de quem é a vaga ocupada hoje pelo vereador Tabosa. “Convocamos o suplente conforme a sequência partidária”.

O vereador Tabosa não quis comentar o caso e limitou-se a dizer que, “que vai deixar Deus conduzir”.