Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Eleições 2020

Quase 50% dos eleitores querem um candidato ‘experiente’ para prefeito de Manaus

Segundo a pesquisa, 49,2% dos entrevistados optaram pela "experiência" para a sucessão do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB)

Quase 50% dos eleitores querem um candidato ‘experiente’ para prefeito de Manaus

A maioria dos eleitores preferem um candidato com “experiência” para ser o próximo prefeito de Manaus. É o que aponta a pesquisa de intenções de votos do Instituto Pontual, divulgada pelo Portal O Poder, nesta sexta-feira (07).

Foram ouvidos 1.066 eleitores, entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, em todas as zonas da capital, com margem de erro de 3% para mais e para menos.

Segundo a pesquisa, 49,2% dos entrevistados optaram pela “experiência” para a sucessão do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB). Enquanto isso, outros 19,1% responderam pelo “novo” e 31,7% não souberam opinar.

Estimulado

Na pesquisa estimulada, o ex-governador Amazonino Mendes e pré-candidato pelo Podemos se mantém na liderança, com 31,7% das intenções de votos. Atrás dele também continua o ex-deputado estadual David Almeida (Avante), com 12,3% dos eleitores ouvidos.

Leia mais: Amazonino Mendes e David Almeida aparecem liderando pesquisas para Prefeitura de Manaus

Em seguida aparecem o deputado federal José Ricardo (PT), com 5,5%; deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos), com 4,8%; deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), com 4,5%; delegada Débora Mafra (PSC), com 4,3%; vice-prefeito Marcos Rotta (DEM), com 4,0% e ex-prefeito e ex-senador Alfredo Nascimento (PL), com 3,8%.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PRTB) apareceu com 2,3% das intenções de votos dos entrevistados nesta edição.

Os demais pré-candidatos tiveram percentuais abaixo de 2%, são eles: Hissa Abrahão (PDT), com 1,9%; Ricardo Nicolau (PSD), 1,16%; Romeiro Reis (Novo), 0,3% e Jonas Araújo (PSOL), 0,1%. Brancos e nulos somaram 14,5%, enquanto 8,4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Rejeitados 

Questionados sobre quem não votariam de jeito nenhum para o cargo de prefeito de Manaus, 19,7% dos ouvidos na pesquisa citaram o nome de Alfredo Nascimento. Ele é o campeão em rejeição na maioria das pesquisas realizadas até agora.

Leia mais: Alfredo Nascimento tem maior índice de rejeição para prefeitura, diz pesquisa

Em segundo lugar figura Serafim Corrêa, com 15,3%; seguido de Amazonino Mendes que teve 14,8% de rejeição.

Também foram citados pelos eleitores: Marcos Rotta (4,6%); Hissa Abrahão (3,6%); Josué Neto (2,9%); José Ricardo (2,6%); David Almeida e Romeiro Reis, com 2,1%, cada um.

Ainda segundo a pesquisa, os demais pré-candidatos tiveram taxa de rejeição abaixo de 2,0%.

A pesquisa de intenções de votos do Instituto Pontual, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 07632/2020 e tem confiança de 95%.