Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Política

Rodrigo Maia diz que nunca teve intenção de disputar reeleição

Supremo Tribunal Federal decidiu barrar a reeleição dos atuais presidentes da Câmara e do Senado

Rodrigo Maia diz que nunca teve intenção de disputar reeleição

Foto: reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista ao programa Em Foco com Andreia Sadi, nesta segunda-feira (7), que nunca teve a intenção de disputar a reeleição do comando da Casa e que seu candidato deverá representar a independência do Legislativo.

Maia também defendeu retomar a pauta de votações da Casa, interrompida no período eleitoral.

“Eu acho que ao longo das próximas semanas nós precisamos cuidar da pauta da Câmara e, sem dúvida nenhuma, na minha sucessão, nós precisamos fazer um candidato que garanta esse movimento firme, um movimento que garante à Câmara dos Deputados livre de qualquer interferência de outro poder”, afirmou.

Leia mais: Veto à reeleição de Maia e Alcolumbre prejudica pauta e joga pressão sobre MDB

Neste domingo (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu barrar a recondução ao cargo dos atuais presidentes da Câmara e do Senado, Maia e Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Na entrevista, Maia disse que sempre defendeu e respeitou os resultados dos julgamentos do tributal e que a decisão deste domingo reforçou sua intenção de construir seu sucessor para o comando da Câmara.

Questionado sobre quais são os cotados a ser esse candidato, Maia citou os deputados Aguinaldo Ribeiro, Baleia Rossi, Eumar Nascimento, Luciano Bivar e Marcos Pereira.

De acordo com o presidente da Câmara, a decisão do STF deu mais “energia” aos deputados que articulam a disputa pelo comando da Casa. Segundo ele, a candidatura não será contra o governo, nem ninguém, mas a favor da democracia e do fortalecimento da Casa.

“Então, a nossa candidatura não é contra ninguém, ela não é contra o governo, ela não contra o Arthur Lira, o nosso candidato é a favor da democracia, é a favor da Câmara dos Deputados, e representa esse movimento que é muito mais amplo que os partidos de centro e centro-direita, é um movimento que certamente vai atingir a maioria da Câmara dos Deputados, porque todos viram que na independência da Câmara, a Câmara saiu valorizada”, afirmou Maia.

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o candidato apoiado pelo governo de Jair Bolsonaro à presidência da Câmara.

 

(*) Com informações do G1