Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

Vereadores de Coari articulam comissão para cassar Adail Filho

O grupo quer estender, ainda, o pedido de cassação ao presidente da Câmara municipal, Keiton Batista, que também está preso na Operação Patrinus

Vereadores de Coari articulam comissão para cassar Adail Filho

Prefeito de Coari está preso temporariamente, em Manaus (Foto: Divulgação)

Os vereadores da oposição na Câmara Municipal de Coari, Ewerton Medeiros (DEM), Ademoque Filho (PSDC), Samuel Castro (PSL) e Adeva Cordovil (PTB), vão se reunir neste sábado, 28, para decidir os posicionamentos e procedimentos legais para se instalar uma Comissão Processante na casa com pedido de cassação dos mandatos do prefeito Adail Filho (PP) e do presidente da Câmara, vereador Keiton Batista, presos na quinta-feira, 26, na Operação Patrinus, acusados de desviaram mais de R$ 100 milhões dos cofres municipais.

De acordo com Ewerton Medeiros, eles pretendem se reunir para averiguar os fatos ocorridos e tomarem a decisão de instaurar a Comissão Processante, mas revela que temem uma possível manobra do prefeito contra os denunciantes, assim como já ocorreu em outras tentativas de denúncias.

No entanto, uma comissão processante é quase impossível de acontecer, haja vista que a casa legislativa possui 15 vereadores, sendo que 11 são da base governista e apenas 4, da oposição.

“Creio que ele (Adail Filho) deve está com alguma manobra para terça-feira (quando deverá finalizar a prisão temporária). Temo  que ele vá inventar alguma coisa para abrir uma Comissão Processante contra nós também como denunciante desse sistema de corrupção, dessa quadrilha, e fazer alguma coisa para nos calar, como tentaram fazer desde o ano passado mas não conseguiram”, disse Ewerton Medeiros.

Adail filho está em prisão temporária regulamentada pela Lei 7.960/89, com prazo de duração de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, caso necessário no decorrer das investigação do inquérito policial. Ele era investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que deflagou na manhã de ontem a operação “Patrinus”.Estava foragido mas se entregou ainda ontem .

De acordo com o MP-AM, essa prisão temporária é para coletar provas para, depois, pedir a possível prisão preventiva do suspeito em questão, em geral, é decretada para assegurar o sucesso de uma determinada diligência.

Foram cumpridos os mandados de busca e apreensão e prisões temporárias também para alguns secretários municipais, vereadores, empresários de Coari e Manaus, além da deputada estadual, Mayara Pinheiro (PP), irmã de Adail Filho e ex-vice-prefeita da cidade. Todos envolvidos supostamente no esquema criminoso para fraudar licitações e lavar dinheiro, em desvios estimados em mais de R$ 100 milhões.

Sob nova direção

Como Coari não tem vice-prefeito – com a eleição de Mayara Pinheiro à Assembleia Legislativa do Amazonas em 2018, ela teve que renunciar ao mandato – e, o presidente da Câmara também está preso, o Município está sob o comando temporária da procuradora-geral de Coari, Laura Macedo Coelho.

Redes Sociais

Em sua conta do Instagram, com quase 12 mil seguidores, Adail Filho bloqueou para receber comentário em suas publicações impedindo os seguidores de emitir qualquer opinião. No Faceboook,  com mais de 27 mil curtidas na página, comentários como “Deus te abençoe, vai dar tudo certo”, foram escritos diversas vezes por algumas pessoas que demonstraram apoio, mas até então nenhum pronunciamento oficial nas plataformas digitais foi feito.