Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Wilson Lima afirma que prestará esclarecimento sobre ações da Susam à CPI

CPI também vai alcançar os ex-governadores Omar Aziz (PSD), José Melo (sem partido), David Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos). 

Wilson Lima afirma que prestará esclarecimento sobre ações da Susam à CPI

Foto: (Márcio Silva/Portal AM1)

Após a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovar e instaurar a chamada ‘CPI da Saúde’, nesta quarta-feira, 14, o governador Wilson Lima (PSC) se manifestou, por meio de assessoria, afirmando prestará as devidas informações sobre as ações adotadas pelo Executivo durante a pandemia.

“O Estado está à disposição para prestar qualquer esclarecimento em relação às ações da Secretaria de Saúde (Susam) na atual gestão, não apenas à Assembleia Legislativa, mas a todos os órgãos de controle e à sociedade em geral”, declarou Lima na nota.

Leia mais: CPI da Saúde livra Braga e investigará Omar, Melo, David, Amazonino e Wilson

Ainda segundo o texto, o Governo tem trabalhado com transparência e argumenta que os dados sobre os investimentos realizados na saúde estão disponíveis no Portal da Transparência.

Instaurada com a missão de investigar os desvios de dinheiro público na gestão da Saúde no Governo do Amazonas nos últimos 10 anos, a apuração da CPI também vai alcançar os ex-governadores Omar Aziz (PSD), José Melo (sem partido), David Almeida (Avante), Amazonino Mendes (Podemos). 

Ótima oportunidade

 

Em resposta ao Portal AM1, o ex-governador interino David Almeida,  atual presidente estadual do Partido Avante, declarou que encara a CPI como uma “ótima oportunidade de mostrar o que fiz quando governo do Amazonas, de maio a outubro de 2017, o que pode ser feito hoje e saber quem são os culpados do caos na saúde. Se chamado para falar, estou ansioso para ser convidado”.

A reportagem não conseguiu contato com as assessorias de imprensa do senador Omar Aziz e nem dos ex-governadores José Melo e Amazonino Mendes. 

CPI da Saúde 

A Comissão será presidida pelo deputado estadual Delegado Péricles (PSL), responsável pela apresentação da proposta, que conseguiu as oito assinaturas necessárias para sua abertura. A composição segue com  o relator, o deputado Fausto Jr e membros os parlamentares Saullo Vianna, Felipe Souza e Wilker Barreto.

Juntos, eles vão tentar descobrir qual foi o montante desviado da saúde do Amazonas e quais foram os impactos na prestação dos serviços de saúde por conta do desvio revelados na Operação Maus Caminhos.

Além disso, o objeto da CPI será investigar quanto os desvios anteriores ao ano de 2019 contribuíram para o colapso do sistema de saúde em meio à pandemia de Covid-19.