Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Ponta Negra recebe apresentação da Esquadrilha da Fumaça

A apresentação contou com cerca de 50 acrobacias dos aviões em comemoração aos 150 anos do nascimento do brasileiro Santos Dumont.

Ponta Negra recebe apresentação da Esquadrilha da Fumaça

(Foto: Divulgação / Semcom)

Manaus (AM) – A apresentação da Esquadrilha da Fumaça, reconhecida como bem cultural imaterial pelo Comando da Aeronáutica, aconteceu na tarde deste sábado (8), na Ponta Negra e orla do Rio Negro, zona Oeste da cidade. O evento marcou as comemorações da Força Aérea Brasileira (FAB) dos 150 anos do nascimento do brasileiro Santos Dumont.

O espetáculo durou 35 minutos, e com 50 acrobacias, os aviões cortaram os céus de Manaus. A apresentação do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar) envolveu sete aeronaves, cada uma com um piloto. Com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça difunde a imagem institucional da FAB.

A Esquadrilha da Fumaça é formada por militares da FAB. Atualmente, são 12 oficiais aviadores, um especialista em aviões, uma médica, uma administradora e dois oficiais de comunicação social, além de uma equipe de graduados especialistas, divididos na área administrativa e de manutenção de aeronaves – conhecidos por “Anjos da Guarda”. Os soldados completam o time, colaborando na rotina diária.

(Foto: Divulgação/Semcom)

Aeronaves

O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha da Fumaça, sendo utilizado desde 2015. Fabricado pela Embraer, o avião já era empregado pela Força Aérea, cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Ao serem adotadas pela Esquadrilha da Fumaça, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

(Foto: Divulgação/Semcom)

Demonstração Aérea

A Esquadrilha da Fumaça já atingiu três recordes mundiais no “Guinness World Records”. O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça para baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga.

Anteriormente, no ano de 1996, a esquadrilha bateu seu primeiro recorde, quando dez aeronaves fizeram o voo invertido por 30 segundos, uma marca então inédita. No ano de seu cinquentenário, 2002, ela atingiu mais um recorde com o voo invertido de 11 aviões.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: