(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Brasília (DF) – A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou, neste sábado (30), um esquema especial de segurança para dois eventos de grande repercussão em Brasília: o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) e o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O julgamento dos réus do núcleo 1 da chamada trama golpista começará na próxima terça-feira (2). A operação de segurança será realizada na Praça dos Três Poderes, com integração entre a Polícia Judicial do STF e a SSP-DF.
Entre os recursos utilizados estão drones com imagem térmica, que permitirão varredura 24 horas por dia, além de policiamento ostensivo reforçado. Também poderá haver revistas de mochilas e abordagens em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e bloqueios no local.
Segundo o Governo do Distrito Federal, até agora não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento de Bolsonaro e aliados.
A partir de segunda-feira (1º), será instalada a Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP-DF, reunindo órgãos de segurança locais e nacionais. O objetivo é agilizar o compartilhamento de informações, monitorar redes sociais e identificar possíveis movimentações suspeitas.
Para o desfile de 7 de Setembro, a Esplanada dos Ministérios terá interdições a partir das 17h do dia 6, entre a Catedral e a Rodoviária do Plano Piloto. O acesso ao público será liberado no dia seguinte, às 6h, com pontos de revista obrigatórios.
Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, mochilas grandes, barracas, fogos de artifício, recipientes de vidro e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar do DF também estará presente para reforçar a operação.
(*) Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS:





