Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Praia da Ponta Negra e balneários devem instalar placas de alerta para banhistas

Fica estabelecido que as praias e balneários de Manaus, bem como igarapés, devem instalar placas de aviso sobre profundidade para evitar mortes por afogamentos na capital amazonense.

Praia da Ponta Negra e balneários devem instalar placas de alerta para banhistas

(Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

Manaus (AM) – A partir desta terça-feira (16), a praia da Ponta Negra e balneários de Manaus serão obrigados a instalar placas de sinalização para banhistas alertando sobre a profundidade dos locais. A Lei n° 3.306 foi sancionada pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

“Fica estabelecida a obrigatoriedade, no município de Manaus, da instalação e manutenção de placas de aviso tipo poste informando sobre a proibição de acesso às águas e a profundidade de rios, açudes, represas e igarapés”, dispõe a lei.

Segundo o texto, as placas devem ser afixadas apenas em locais tidos como área de risco, os quais serão previamente identificados. Ainda conforme o documento, o Poder Executivo vai definir os órgãos competentes que devem estabelecer os critérios, diretrizes e estratégias para viabilizar a plena execução da lei.

 

(Foto: Divulgação/DOM)

 

 

A proposta é do vereador Marcel Alexandre (PL), que antes fazia parte da base aliada do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, agora, é oposição ao chefe do Executivo municipal.

Segundo o vereador, a proposta tem o foco na preservação da vida, em virtude dos constantes registros de mortes por afogamentos na capital amazonense. As ações devem ser baseadas em advertências e avisos no sentido de evitar ou ter cuidado com os perigos relacionados ao lazer, trabalho ou esportes praticados na água.

 

LEIA MAIS: