Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

PRD e Solidariedade se unem em federação com pouca força no Amazonas

Nova sigla terá comando nacional indefinido e aguarda homologação do TSE.

prd-e-solidariedade-se-unem-em

Manaus (AM) – Com impacto considerado nulo no cenário político do Amazonas, o Solidariedade e o Partido Renovação Democrática (PRD) devem anunciar, nesta quarta-feira (25), a formação de uma federação partidária. O lançamento da aliança está marcado para às 15h, na Câmara dos Deputados.

As siglas articulam a estratégia de unificação já de olho nas Eleições Gerais de 2026. Juntas, a federação somará 10 deputados federais — cinco de cada partido. Pela legislação, as federações funcionam como uma única legenda, podendo apoiar qualquer candidato e permanecendo unidas por, no mínimo, quatro anos.

No Amazonas, a união entre PRD e Solidariedade tende a provocar poucas mudanças nas casas legislativas. Isso ocorre porque apenas o PRD possui representantes eleitos no estado: a vereadora Thaysa Lippy, em Manaus, e seu pai, o deputado estadual Felipe Souza, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde atua como líder do governo estadual.

Nas últimas eleições municipais, o PRD elegeu 19 vereadores em diversos municípios amazonenses e garantiu apenas uma vice-prefeitura, no município de Maués. O Solidariedade tem presença ainda mais modesta no estado, com apenas um vereador eleito, no município de Presidente Figueiredo.

A nova federação ainda passará por homologação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ambas as siglas vêm adotando estratégias para contornar a cláusula de desempenho e garantir permanência e relevância no sistema partidário.

Os partidos ainda não definiram quem assumirá o comando da nova federação. Atualmente, o deputado Paulinho da Força preside o Solidariedade, enquanto Marcus Vinícius, ex-deputado estadual pelo Rio de Janeiro, lidera o PRD.

 

LEIA MAIS: