Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Pré-candidato ao governo pelo PT, João Pedro enfrenta resistência dentro do partido: ‘estão equivocados’

Sem a aprovação de todo o partido, o petista quer ser palanque do ex-presidente Lula no Amazonas

Pré-candidato ao governo pelo PT, João Pedro enfrenta resistência dentro do partido: ‘estão equivocados’

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

MANAUS – O ex-senador João Pedro (PT) anunciou sua pré-candidatura ao governo do Amazonas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), na quinta-feira (19). Sem a aprovação de todo o partido, o petista conta com a experiência de atuação na esquerda e o apoio do deputado federal José Ricardo (PT) para ser palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado.

“Tenho forças importantes internas do PT, como o deputado José Ricardo que defende a minha candidatura, a minha organização, a CNB do Amazonas (força nacional majoritária do PT), defende a minha candidatura, professores militantes históricos do PT defendem a minha candidatura”, afirmou ao Portal AM1.

Lula e João Pedro (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

“Tem aliados nesse processo que defendem que o PT não deve lançar candidatos, e dentro do PT tem militante que embarcam nessa tese são equivocados, estão equivocados. O PT deve disputar as eleições. Defender o legado do presidente Lula e Dilma aqui no Amazonas. Nós temos um legado, fizemos muito pelo estado do Amazonas”, acrescentou. Contudo, ele destaca que a decisão definitiva só será tomada em convenção partidária, no dia 2 de julho.

Leia mais: Petistas do AM anunciam pré-candidaturas e entram em rota de colisão

Com 40 anos de militância petista e influência dentro da sigla, João Pedro já foi senador suplente (2007-2011), deputado federal e estadual nos anos 80 e 90, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além da resistência de intergrantes do PT, ele deve enfrentar a falta de popularidade.

Articulações

O pré-candidato acredita que a federação PT-PCdoB-PV vai fortalecer o projeto de Lula no estado, ainda que encontre contradições, uma vez que a nível federal, a legenda está aliada com o Solidariedade, que tem o deputado estadual Ricardo Nicolau como pré-candidato ao governo do Amazonas.

“A federação ela é forte, a federação vai eleger, na minha na minha avaliação, dois deputados federais”, disse. Ele também acredita que pelo menos três deputados estaduais devem ser eleitos pela federação, e afirma que o partido já vem se articulando com o PSD para reeleger o senador Omar Aziz (PSD).

Leia mais: PCdoB de Vanessa quer candidato a governador ‘para fazer palanque para o presidente Lula no AM

“Nós estamos construindo a reeleição do Omar Aziz. E aí por que que ninguém lança o candidato ao governo? Então eu estou querendo consolidar a proposta, travar o debate e nós organizarmos o palanque do presidente Lula. Defender esse projeto com Lula presidente. E derrotar esse obscurantismo, esse péssimo governo para o estado do Amazonas que nada fez pelo Amazonas. Que são esses últimos três quatro anos de Bolsonaro”, concluiu.