Manaus, 28 de maio de 2024
×
Manaus, 28 de maio de 2024

Cenário

Pré-candidatos a prefeito, Marcelo e Amom esquecem Dia dos Povos Indígenas

Amom Mandel (Cidadania) e Marcelo Ramos (PT) estão sempre publicando o dia a dia deles, porém, nessa sexta-feira não tiveram nenhum compromisso com a diversidade e a inclusão. 

Pré-candidatos a prefeito, Marcelo e Amom esquecem Dia dos Povos Indígenas

(Fotos: Divulgação)

Manaus (AM) – Parece ter passado despercebida, por parte de dois pré-candidatos a prefeito de Manaus, uma data crucial para reconhecer e valorizar as culturas e contribuições das comunidades originárias: o Dia dos Povos Indígenas. A data celebrada nesta sexta-feira (19) não rendeu nenhuma publicação nas redes sociais de Amom Mandel (Cidadania) e Marcelo Ramos (PT).

Ambos estão sempre publicando o dia a dia deles, porém, nesta sexta-feira, não tiveram nenhum compromisso com a diversidade e a inclusão.

Em um país marcado por desigualdades históricas e pela luta contínua dos povos indígenas por seus direitos territoriais, culturais e sociais, é essencial que os líderes políticos estejam atentos e engajados nessas questões, principalmente, os que pretendem se eleger como prefeito da capital do Amazonas, estado conhecido pelas demandas das comunidades indígenas.

Já o também pré-candidato e deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL), aproveitou a data para homenagear o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com Alberto Neto, Bolsonaro levou qualidade de vida, segurança e saúde às tribos brasileiras, especialmente com a regularização das pistas de pouso, que possibilitaram atendimentos de emergência.

Ele também falou da representatividade da deputada indígena Silvia Waiapi (PL), do Amapá. “Firmamos nosso compromisso com essa causa para dar continuidade ao trabalho do mito, com a ajuda e representação da nossa parlamentar indígena de quem tanto nos orgulhamos, @‌silviawaiapi”.

Contudo, as lideranças indígenas dos Amazonas não ganharam destaque por parte do pré-candidato.

 

 

O também pré-candidato Wilker Barreto (PMN) prestou homenagem mostrando a visita que fez em comunidades indígenas.

 

 

Roberto Cidade (UB) também aproveitou para dar destaque às emendas parlamentares que destinou aos povos indígenas durante a estiagem do ano passado e para fomentar o empreendedorismo e inclusão de internet.

 

 

 

LEIA MAIS: