Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Pré-candidatos ao governo do AM não vão ao Festival de Parintins

Apesar de confirmarem a ausência ao Portal AM1, os pré-candidatos não revelaram os motivos de ficarem de fora do festival, que também é considerado uma vitrine política.

Pré-candidatos ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo (Foto: Danilo Mello/Aleam) e Omar Aziz (Foto: Rodrigo Viana/Senado Federal)

Manaus (AM) – Os pré-candidatos ao governo do Amazonas, Maria do Carmo Seffair (PL-AM), reitora da Fametro, e o senador Omar Aziz (PSD-AM), não irão participar do Festival de Parintins deste ano. A ausência de Maria do Carmo foi confirmada pela assessoria, enquanto Omar Aziz comunicou diretamente ao Portal AM1 que não estará presente no evento.

Apesar da confirmação da ausência, nenhum dos dois informou os motivos que os levaram a não comparecer ao festival, que acontece neste fim de semana (27, 28, 30), na Ilha Tupinambarana.

Em uma publicação no Instagram, Omar relembrou obras que realizou em Parintins quando foi governador.

“Parintins já está no clima do maior espetáculo do país e toda vez que a festa se aproxima é impossível não ter orgulho de contribuir com a história desse palco tão grandioso. Quando estive à frente do governo do Amazonas, reformamos o Bumbódromo e também foi ali que entregamos o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro”, relembrou Omar.

Na última semana, o senador esteve na cidade acompanhado entregas ao lado do prefeito da cidade, Mateus Assayag.

Já a Maria do Carmo esteve presente ano passado em Parintins, no qual lançou a pré-candidatura de Michele Valadares à prefeitura. Ano passado, ela também compartilhou uma publicação sobre o festival destacando que o boi garantido faz seu coração bater mais forte, mas que tem respeito ao boi contrário.

Ela também destacou que tem memórias felizes em relação ao Festival e, com isso, o que tudo indica, ela já compareceu ao festival anos anteriores, assim como Omar Aziz.

Vitrine política

Ao Portal AM1, o cientista político Carlos Santiago afirmou que o festival há muito tempo se transformou em espaço de visibilidade para autoridades e pré-candidatos, o que se intensifica em anos próximos às eleições.

“As vésperas das eleições gerais, não será diferente. O governador do estado recebendo convidados políticos para o seu aniversário, senador da República inaugurando obras, fazendo visitas às comunidades de Parintins. Tudo isso são prévias de como as eleições serão disputadíssimas. Em 2026 estarão em disputas cargos importantes, como de senador e de governador do Estado. Mas talvez isso não faça muita diferença para quem vai para Parintins para brincar de boi”, destaca.

Ainda segundo ele, há um sentimento crescente de distanciamento entre o eleitorado e a classe política durante eventos populares, como o Festival de Parintins.

“Nesses momentos de festas populares, o eleitorado quer mais distância dos políticos, eles querem mais é brincar de boi. O que poderia ser um evento de aparição pública de políticos objetivando o voto pode ser também constatada uma baixa popularidade da classe política. Então, os prefeitos, o governador, os senadores são pessoas importantes na sociedade. Mas quando misturam festas populares com política, certamente, e é possível, que a rejeição a eles só cresça. Até porque o eleitorado sabe muito bem diferenciar festa e urna. E isso é importante para as próximas eleições”, afirma.

Santiago também chama atenção para o contraste social evidente durante o evento, especialmente entre o público que enfrenta dificuldades para acessar a festa e os políticos que ocupam áreas privilegiadas.

“Quando o povão que tem que enfrentar fila e um sol escaldante para ingressar no Bumbódromo, olhar os políticos dentro de camarotes luxuosos, certamente não terão aprovação popular”, finaliza.