Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Pré-candidatos avaliam decisão do TSE sobre convenção partidária virtual

Para eles as ferramentas tecnológicas devem assumir um papel importante para as convenções que escolherão os candidatos aos cargos de prefeito e  vereador

Pré-candidatos avaliam decisão do TSE sobre convenção partidária virtual

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar os partidos a realizarem as convenções partidárias de forma virtual nas eleições municipais de 2020, por conta da pandemia da covid-19, alguns nomes que figuram como pré-candidatos à Prefeitura de Manaus consideraram a decisão acertada.

Para eles, diante desse novo cenário, as ferramentas tecnológicas devem assumir um papel importante para as convenções que escolherão os candidatos aos cargos de prefeito e  vereador.

“Considero acertada a decisão do TSE. A pandemia mudou a rotina do mundo. Devemos encontrar maneiras de seguir o dia a dia e proteger a vida de todos. Já estamos estudando a melhor estratégia pra utilização das redes sociais durante a campanha, porém, qualquer ação só será iniciada após as convenções, seguindo a legislação eleitoral “, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB).

O ex-governador interino do Amazonas e atual presidente estadual do Avante, David Almeida, reforçou que a pandemia alterou o cenário mundial e afirma que o partido tem usado de reuniões on-line.

“A covid-19 mudou as formas das relações humanas e de tempo. Agora, temos que nos adaptar. Nesse campo, vejo que é perfeitamente possível a realização das convenções on-line. Hoje, quase tudo se faz usando as ferramentas da tecnologia. Eu mesmo tenho reunido diariamente e intensificado os contatos com candidatos, partidos e lideranças, tudo por aplicativo, nada presencial”, avaliou o prefeitável.

O deputado federal José Ricardo (PT/AM) também declarou ser favorável à plataforma digital e diz que deve ser utilizada na campanha do Partido dos Trabalhadores (PT). O político perdeu a disputa para o deputado estadual Sinésio Campos, mas ainda espera disputar a vaga que será deixada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Sobre a campanha virtual, essa é uma tendência natural de todas as campanhas, não somente por conta da pandemia, mas já se apontava como veículo de comunicação barata e eficaz, com certeza vamos utilizar em nossas campanhas”, adiantou.

Mesmo com a pandemia, o calendário eleitoral foi mantido e as convenções devem ser realizadas de 20 julho a 5 de agosto. Com isso, o cenário político do Estado deve ser tomado por exposições virtuais, reuniões e até mesmo de novas alianças. Até agora, a eleição segue marcada para o mês de outubro.