Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Notícias

Prefeitura ‘camufla’ buracos com tinta e irrita moradores da Cidade Nova

Resposta do poder público denuncia falta de comunicação entre as secretarias para o atendimento das necessidades da população

Prefeitura ‘camufla’ buracos com tinta e irrita moradores da Cidade Nova

Foto: Márcio Silva

MANAUS (AM) – Dois moradores do conjunto Galileia I, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, entraram em contato com a prefeitura pedindo que uma rua fosse recapeada, mas, como resposta, tiveram apenas os buracos camuflados com tinta no último final de semana. Eles inclusive mandaram fotos e detalharam o problema.

A rua Hélio Leão, uma das principais do conjunto Hileia I, tem uma série de buracos e asfalto em deterioração próximo a um quebra-molas. De acordo com moradores da área, a via recebe um grande fluxo de veículos todos os dias, principalmente em horário de pico e há um ano – a situação não é resolvida. O asfalto corroído, principalmente devido à passagem de veículos de grande porte está localizado em frente a um empreendimento onde dois moradores se sentem diretamente afetados.

O advogado Basílio Caresto teme pela própria segurança, “Essa área aqui, conforme vai piorando, solta pedras grandes de asfalto que são jogadas em frente onde eu moro, uma porta de vidro. E se uma dessas pedras cair aqui? Vai estourar tudo! ”, afirma.

A ajuda do poder público?

Junto a um amigo, o também advogado Reinan Cordeiro, os dois moradores tiveram a iniciativa de mandar um e-mail, por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Manaus, para pedir o recapeamento ou pelo menos o ‘tapa-buracos’ na via, já que até mesmo o quebra-molas apresenta obstruções que danificam os carros que passam por ali com velocidade. No documento, eles detalham endereço e, inclusive, anexaram fotos, no dia 21 de maio deste ano.

Leia mais: Sem asfalto e no meio do lixo, moradores do Nova Cidade reclamam da Prefeitura

No último final de semana, segundo contam, uma equipe veio ao local, mas apenas fez a pintura do quebra-molas por cima dos buracos.

Ao ver isso, a população se sentiu insultada: “Chega até ser engraçado isso, eles vieram aqui, viram como a situação estava e pintaram em cima dos buracos”, conta Reinan. “É um total descaso com o contribuinte que paga seus impostos em dia”, concluiu.

População cansada

Durante a passagem da equipe do Portal Amazonas 1 no local, vários motoristas diminuíam a velocidade para relatar sua descrença com o poder público. Entre carros e motos, alguns gritaram que a situação ali estava uma “porcaria” e que “era uma falta de vergonha com a população”.

Por meio de uma publicação nas redes sociais, o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Lêda, comentou em seu perfil pessoal que os trabalhos de pintura e recapeamento são feitos por “competências diferentes”. Veja:

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a demanda desta rua já foi encaminhada para o engenheiro responsável, para uma avaliação no local. De acordo com o órgão, o serviço de recapeamento será programado para o menor tempo possível, já nos próximos dias.

No entanto, a ausência de comunicação entre as secretarias não foi justificada, mesmo que possibilite um gasto a mais aos cofres públicos, com a necessidade de uma nova pintura no local, após a melhoria na rua.