Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Prefeitura de Itacoatiara é investigada por suspeita de crime contra licitação pública

A investigação instaurada por meio de duas portarias abrange os períodos de 2016 e 2021 e mira serviço de combustível

Prefeitura de Itacoatiara é investigada por suspeita de crime contra licitação pública

Foto: Reprodução

Itacoatiara, AM – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) está apurando denúncia de suposto crime contra licitação pública no município de Itacoatiara, atualmente administrado pelo prefeito Mario Jorge Abrahim, do PSC. A investigação instaurada por meio de duas portarias abrange os períodos de 2016 e 2021.

A primeira trata de um Procedimento Preparatório para apurar informações sobre o abastecimento de combustível por parte da Secretaria de Saúde Municipal (Semsa) em quatro anos. Segundo o documento, a investigação mira as contratações das empresas Adriano Marques Franco -ME e Posto Letícia LTDA.

Por conta disso, o promotor de Justiça, Leonardo Tupinambá Valle que investiga o caso, determinou que a Prefeitura de Itacoatiara seja oficializada para encaminhar todas as notas de empenho e transferências bancárias feitas às duas empresas do período de 1º de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2020, tendo como beneficiária a pasta da Saúde.

Em consulta no Diário dos Municípios, o Portal Amazonas 1 detectou vários contratos milionários firmados entre os dois postos de combustíveis com a Prefeitura de Itacoatiara entre 2016 a 2019. Segundo o levantamentos, juntas, as empresas embolsaram quase R$ 50 milhões dos cofres municipais para o fornecimento de combustíveis neste período.

A reportagem não identificou novos acordos em favor da Adriano Marques e nem do Posto Letícia desde 2020. Confira um dos primeiros contratos feitos ainda na gestão do ex-prefeito Antônio Peixoto (PT).

Nova gestão

Mas nem a atual gestão de Mario Abrahim ficou de fora da investigação. Em outra portaria, o promotor determinou a instauração de um Procedimento de Investigação Criminal a contar do último do dia 5 deste mês, também para apurar o suposto crime contra licitação pública.

Desde que assumiu o cargo, Mário Abrahim tem causado polêmica com contratos milionários. Um deles é referente o contrato com a empresa Costaplan Construção Ltda para pavimentação em concreto e asfáltica para o município, no valor de R$ 7,3 milhões.

Leia mais: Prefeito de Itacoatiara contrata empresa que construiu muro milionário para asfaltar a cidade

Recentemente, o prefeito também foi acusado de dar cargos em órgãos municipais aos seus parentes. Entre eles está a sua esposa e primeira-dama, Cristiany Costa Carvalho, que foi nomeada como titular da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Leia mais: Mário Abrahim dá cargo para esposa e cunhada na Prefeitura de Itacoatiara


O Amazonas 1 não conseguiu contato com a prefeitura, mas o espaço segue aberto para esclarecimentos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter