Manaus, 21 de junho de 2024
×
Manaus, 21 de junho de 2024

Cenário

Prefeitura diz que Manaus é destaque em saúde, mas Carpê não enxerga isso

David quer alcançar a marca de até 90% da cobertura de atenção primária em Manaus, por isso, já ampliou cinco unidades de saúde.

Prefeitura diz que Manaus é destaque em saúde, mas Carpê não enxerga isso

(Fotos: /DivulgaçãoSemcom)

Manaus (AM) – Com o intuito de tirar o brilho das obras entregues pelo prefeito de Manaus, principalmente na área da saúde, o vereador Capitão Carpê (PL) tem utilizado os tempos de fala na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para criticar David Almeida (Avante).

Carpê se diz mensageiro do caos. Ele próprio fez uma publicação declarando isso. No entanto, o vereador da base de oposição não tem apresentado sugestões de melhorias para Manaus. Ele passa o tempo dele apontando as falhas e os locais carentes e de periferia da cidade.

 

Investimentos na saúde

Enquanto isso, para melhorar o atendimento na área de saúde em Manaus, o prefeito David Almeida está investindo na ampliação, construção e reforma das Unidades de Saúde da Família (USF).

A exemplo, na última segunda-feira (13), David Almeida entregou a Unidade de Saúde da Família (USF) Prefeito Frank Abrahim Lima, no conjunto Águas Claras, no bairro Novo Aleixo, na zona Norte da capital.

A unidade de saúde vai atender aos moradores do conjunto Águas Claras, do Parque das Garças e adjacência. Com capacidade para atender 1.800 pacientes por dia, os 50 ambientes ofertam consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, dispensação de medicamentos, e acompanhamento da saúde em todos os ciclos de vida, ou seja, desde a primeira infância até aos mais idosos.

Vale destacar que o prefeito David quer alcançar a marca de até 90% da cobertura de atenção primária em Manaus, por isso, o gestor municipal já ampliou cinco unidades de saúde.

Além disso, também nesta semana, na terça-feira (14), comunidades ribeirinhas da marina do Davi, no bairro ponta Negra, zona Oeste, receberam uma base fluvial de endemias, a base Enfermeiro Adenilson dos Santos Torres.

A base de endemia vai atuar no controle de malária das comunidades de Fátima, Livramento, do entorno de Manaus até o Apuaú, comunidade que fica a 170 quilômetros de Manaus.

Com isso, a atenção primária na capital amazonense saltou de 42% para 84% em melhorias. Isso desde o início da gestão do prefeito em 2021 até este mês, maio de 2024.

Governo e o caos na saúde

Contudo, pacientes que precisam de atendimento médico de média e alta complexidade não podem contar com os hospitais geridos pelo Governo do Estado. Isso porque não há investimento nem na ampliação das redes hospitalares, nem no pessoal que atua diretamente nas unidades de saúde.

Nessa quinta-feira (16), o Portal AM1 recebeu uma denúncia de trabalhadores contratados por uma terceirizada do Governo do Estado não estão recebendo os salários há cerca de seis meses.

O diretor de uma dessas terceirizadas, Ayub Castro, da ACS Gestão, empresa responsável pela contratação do pessoal de serviços gerais, revelou que não consegue honrar com o pagamento dos trabalhadores devido à falta de recursos.

Castro afirma que o Governo do Estado não cumpre com os pagamentos devidos à empresa terceirizada, daí, sem recursos, a empresa não consegue cumprir com o compromisso juntos aos trabalhadores.

Sem dinheiro nem ao menos para pagar a passagem do transporte, muitas unidades de saúde ficam sem pessoal suficiente para a limpeza dos locais, fazendo com que os pacientes que buscam as unidades de saúde se deparem com o péssimo atendimento médico, devido à falta de profissionais e ainda a higiene precária e, claro, a falta de insumos e medicamentos, que em muitas das vezes, os familiares e acompanhantes dos pacientes precisam comprar dipirona para o doente.

LEIA MAIS: